Missal irá iniciar o Grupo de Acolhimento Renascer voltado ao público masculino

703

Publicada 1º de Julho, 2022 às 08:34

Compartilhar:

O Grupo de acolhimento Renascer terá início nesta semana em Missal. Pretende proporcionar um ambiente terapêutico, de cuidado e atenção as questões relacionadas a saúde mental voltado ao público masculino, com mais de 18 anos.

Os encontros serão toda sexta-feira, a partir das 7h30 da manhã com duração de uma hora. O trabalho ocorre na sala de reuniões da Unidade de saúde do Bairro Renascer, para os usuários da atenção básica de todo o município.

Assuntos abordados 

Durante as sessões serão tratados assuntos como: autoconhecimento, emoções, doenças e transtornos emocionais, identidade positiva, autoestima, valorização pessoal, qualidade de vida e bem-estar, encontros assertivos, formação de vínculos, diferenças individuais, empatia entre outros. 

Os assuntos serão abordados através de rodas de conversas, dinâmicas de grupo e explanação de conteúdo. Em muitos casos os pacientes enfrentam problemas semelhantes e tem objetivos em comum, sendo capazes de compartilhar suas experiências, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e dos demais.

Importância da Terapia em Grupo 

A responsável pelo programa, a psicóloga Neusa Della Libera, afirma que com a terapia grupal é possível trabalhar com diferentes aspectos, visando o bem estar do indivíduo e sua qualidade de vida. "Um dos benefícios pode ser a superação da timidez, por meio de habilidades sociais e da capacidade de saber falar e ouvir o próximo", exemplifica.           

"Cada pessoa tem sua história de vida e experiências pessoais, e muitas questões podem causar sofrimento psíquico e como forma de aliviar seus sofrimentos é possível que a pessoa se encontre envolvida em situações de depressão, ansiedade, alcoolismo, uso abusivo de drogas, violência doméstica e conflitos em outros contextos", observa a coordenadora da Saúde Mental. 

Por intermédio do grupo é possível trabalhar o autoconhecimento, fortalecimento emocional e sentimento de ajuda. É no grupo que ocorre a interação a outra pessoa, sendo algo natural do ser humano. "Entendemos que há muitos anos, o ato de ouvir as pessoas, falando de seus problemas, já é terapêutico", cita a psicóloga. 

"É importante ressaltar que a psicoterapia de grupo é tão eficaz quanto a psicoterapia individual", exclama. "É uma planta curiosa no jardim da psicoterapia. Precisa de cuidados constantes. A cada turma que se forma é um novo desafio e aprendizado", completa Neusa. A psicóloga interage com os pacientes, no sentido de orientar e ouvir. 

Como Participar? 

Os pacientes que tiverem interesse em participar podem entrar em contato na Clínica de Especialidades do Centro, através do telefone e WhatsApp (45)99138-8346, deixando o nome completo e contato, para posteriormente serem chamados para uma triagem, com o objetivo de serem inclusos no projeto. 

No grupo serão atendidos casos encaminhados pelas psicólogas que realizam o atendimento individual, bem como serão inclusos usuários da saúde encaminhados pelo Ministério Público, através de cumprimento de medidas protetivas. 

A psicóloga responsável avaliará os pacientes e definirá a quantidade de sessões e dar alta ao paciente.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal