Agência da Receita Federal de Medianeira suspende atendimento

Unidade funcionará somente até o dia 30 de junho. Atendimentos serão feitos junto à prefeitura a partir do dia 12/07

4.442

Publicada 29 de Junho, 2022 às 08:30

Compartilhar:

Quinta-feira (30) será o último dia de funcionamento presencial da Agência da Receita Federal de Medianeira. Segundo Ademir José Balena, Chefe da Agência local, são três principais motivos para a suspensão das atividades da Unidade. "O primeiro deles é a digitalização dos serviços, acelerada pelo advento da pandemia, em que nós tivemos um avanço significativo dessa área em um curto espaço de tempo. Boa parte dos serviços que eram buscados presencialmente, passaram a ser disponibilizados através do E-CAC, que é o ambiente virtual da Receita Federal. O segundo fato é a falta de servidores, o último concurso foi em 2014, estamos defasados e com o quadro de pessoal reduzido. E o terceiro é o corte orçamentário.

Nos últimos anos, nós tivemos uma diminuição bastante significativa no orçamento da instituição. E para esse ano o corte foi ainda mais drástico, o orçamento previsto terminou em maio. Então, diante disso, a Receita Federal está buscando a redução de custos e o fechamento de algumas unidades onde houve uma diminuição da demanda de atendimento.

Antes da pandemia, a nossa Unidade fazia aproximadamente 18 mil atendimentos por ano, em 2020 nós tivemos uma queda em decorrência das restrições para 11 mil. Em 2021, já com a reabertura, foram 6 mil e a projeção para esse ano se a Agência ficasse aberta era de 3 mil atendimentos", explica.

Além de Medianeira, outras 15 unidades espalhadas pelo país também terão suas atividades suspensas. No entanto, o contribuinte local e de outros seis municípios do entorno (Missal, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia e Ramilândia), que fazem parte da jurisdição da Unidade de Medianeira, não ficarão desguarnecidos. Através de um convênio firmado com a Administração Municipal, haverá um Ponto de Atendimento Virtual (PAV), junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. "A partir do conhecimento do encerramento das atividades presenciais da Receita Federal em Medianeira, o prefeito Antonio França, preocupado com a qualidade do atendimento, buscou esse convênio para a criação do PAV, aqui na sede da Prefeitura. Já estamos em contato com a Receita há tempo, que está nos dando todo o apoio e o treinamento aos servidores que ficarão responsáveis pelo atendimento", explica o vice-prefeito Evandro Mees.

O atendimento no PAV terá início no dia 12 de julho, na sala do Empreendedor e Banco Fomento do Paraná, no 4º andar da Prefeitura Municipal, das 13h30 às 17h. "Os funcionários designados estarão realizando o atendimento e auxiliando a população, inclusive com terminal de autoatendimento. Afinal, sabemos que nem todas as pessoas têm acesso ao mundo digital", complementa Evandro.

As unidades mais próximas que continuarão com atendimento presencial são Foz do Iguaçu e Cascavel, inclusive o Chefe da Agência de Medianeira, Ademir Balena, está lotado na Unidade de Cascavel, onde passará a exercer sua função.

Fonte: Jornal Mensageiro

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira