Em reunião no CISI, secretários de Saúde discutem Plano de Ação da Saúde Mental

661

Publicada 09 de Junho, 2022 às 16:03

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Secretários municipais de Saúde integrantes ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Iguaçu (CISI) se reuniram na última terça-feira, 07 de junho, na sede da entidade para discutir, entre outros assuntos, o Plano de Ação da Saúde Mental, em fase de finalização. O planejamento, segundo informações repassadas, é de ações efetivas para os próximos 02 anos envolvendo o CISI.

Há várias demandas de atendimentos psicológicos, psiquiátricos, ações pontuais no tratamento do Autismo, entre outros comuns de todos os municípios de abrangência. As conversas avançam no sentido da busca da viabilidade para iniciar atendimentos via Consórcio. Os custos para cada município de forma independente se tornam elevados e buscando esta economia, o Consórcio pode fazer a intermediação e disponibilizar os atendimentos.

Consultas e Exames Especializados

Outro assunto em pauta foi o estudo do orçamento para ajustar as demandas reprimidas de exames e consultas dos municípios integrantes. No período da pandemia, houve a interrupção de alguns atendimentos devido ao momento que se enfrentava. Portanto, a chamada demanda reprimida tem aumentado significativamente no período e os custos operacionais também aumentaram.

Para equilibrar esta conta, atendendo quem necessita, reduzindo as filas de espera das especialidades com o objetivo de zerar a demanda, será necessária uma ação conjunta dos participantes do CISI a fim dar o suporte financeiro para que ninguém fique sem atendimento. Isso por meio de suplementação. Mas a discussão deve ser ampliada no sentido de aportar um orçamento ainda maior para os próximos anos.

Licitações pelo CISI

Os secretários também ampliaram o debate quanto a busca por licitações via Consórcio, visando também o critério de economia. A primeira ação neste sentido é o credenciamento para Hospedagem de pacientes em Curitiba e Campo Largo, por exemplo, para posteriormente estender a outros serviços e produtos, como compra de oxigênio, fraldas e demais situações que possam surgir de forma comum.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Regionais