Tarde de Campo reuniu produtores de leite de Missal e Itaipulândia em Linha Bandeirantes

874

Publicada 09 de Junho, 2022 às 15:59

Compartilhar:

Cerca de 70 produtores rurais de Missal e Itaipulândia estiveram na Tarde de Campo em Linha Bandeirantes, interior de Missal, evento organizado pelo IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), antiga Emater. O tema central do encontro foi a qualidade da água na atividade leiteira, alimentação e bem estar animal.

A avaliação dos organizadores é de uma participação muito boa, dentro do esperando. Além dos produtores, o Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, vice-prefeito, Eugênio Schwendler (Chenho), os secretários de Agricultura de Missal, Altair Luiz Fetzner e de Itaipulândia, Abel Serena, servidores municipais e o Presidente da Câmara de Missal, Elmo Franke Pauli, acompanharam a atividade.

Também esteve presente o Gerente Regional do IDR-PR/IAPAR/EMATER de Cascavel, o coordenador Élcio Pavan acompanhado de técnicos do IDR-PR. O Presidente da Cresol Costa Oeste, Adenilson Zanelatto, o Gerente da Unidade Cresol de Missal, Giovani Schneiders e o presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais, José Urbano Braun também prestigiaram.

Local

A tarde de Campo ocorreu na propriedade de Paulo Becker em Linha Bandeirantes, onde ocorreu a Proteção de nascente na segunda-feira, 06 de junho. Como informado anteriormente, a água da nascente protegida é encanada e usada por declividade na descedentação do gado leiteiro e para usos diversos na propriedade.

A técnica introduzida foi a de solo-cimento (mistura de terra vermelha com cimento e água) usada nas proteções de fonte onde inicialmente se faz uma limpeza para identificação do olho d'água, em seguida reveste as paredes com a massa e constrói uma taipa (barragem) para formar o reservatório.

O referido reservatório é preenchido com pedras e selado com o solo-cimento, a água protegida sai limpa pelos canos logo em seguida. Na parte superior é introduzido um cano 20 mm para descontaminação da mina.

Temáticas

Os participantes receberam diversas informações importantes com as oficinas temáticas por parte dos técnicos do IDR-PR. O Técnico em Agropecuária, Ronaldo Fochesatto abordou o tema Qualidade da Água da atividade leiteira.

Na Oficina sobre o Bem Estar Animal a explanação ficou por conta da Veterinária Stela Silva Desto, enquanto que o Engenheiro Agrônomo, Max Sander Souto abordou o Planejamento e adubação de pastagem perene de verão. Quanto as questões ligadas a criação de bezerras na propriedade, foram abordadas pela Zootecnista Sue Ellen.

Organização

O IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural) conta ainda com a parceria da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Faped (Fundação Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento), Itaipu Binacional e Administração Municipal de Missal, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal