Câmera flagra onça-pintada e dois filhotes no Parque Nacional em Serranópolis do Iguaçu

8.526

Publicada 29 de Abril, 2022 às 14:24

Compartilhar:

A onça pintada, Janaína, e os dois filhotes foram flagrados por câmeras instaladas no Parque Nacional do Iguaçu na Trilha da Onça, em Serranópolis do Iguaçu. O vídeo foi divulgado pelo projeto Onças do Iguaçu na manhã desta sexta-feira (29).

Os filhotes foram captados em vídeo pela primeira vez em julho de 2021. Na época eles tinham cerca de cinco meses de idade. Depois disso foram feitos alguns registros da Janaína com apenas um dos felinos, e os integrantes do projeto não tinham certeza se a outra onça-pintada teria sobrevivido.

No início de abril Janaína foi vista com os dois filhotes, agora já com cerca de um ano e meio. Os profissionais ainda não conseguiram identificar o sexo dos filhotes e informaram que as onças-pintadas ficam com a mãe até terem cerca de dois anos, quando se dispersam em busca de novos territórios.

O registro mostra a sobrevivência dos dois filhotes, sendo um sinal de esperança para a conservação das espécies na região.

TRILHA SEGURA

As onças tendem a se afastar de pessoas, especialmente quando escutam barulhos.

As recomendações para fazer a trilha em segurança são:

- Se estiver em grupo, fiquem juntos

- Se estiver com crianças, mantenha-as perto dos adultos, não deixe que saiam correndo sozinhas

pela trilha

- Não aconselhamos caminhadas noturnas na trilha

- Em caso de encontro com uma onça, não corra, não se agache, nunca se aproxime para tirar fotos.

Grite, bata palmas, faça barulho e se afaste lentamente, sem dar as costas para o animal.

A Trilha da Onça fica localizada em meio da mata, onde muitos animais vivem e respeitando os limites e tomando cuidado, a experiência na trilha pode ser inesquecível e segura. Ela também é monitorada pelo Projeto Onças do Iguaçu com a ajuda de Mauri e Kátia Zardim, integrantes do Time Panthera.

PROJETO ONÇAS DO IGUAÇU

O Projeto Onças do Iguaçu é um projeto institucional do ICMBio, desenvolvido em parceria pelo Parque Nacional do Iguaçu e o Instituto Pró Carnívoros, e tem como missão a conservação da onça pintada como uma espécie chave para a manutenção da biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu.

Redação com informações de assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Serranópolis do Iguaçu