João Darci Segatto é o primeiro catador de materiais recicláveis de Missal a conquistar a aposentaria

Ele recebeu diversas homenagens pela dedicação ao trabalho ambiental que desenvolveu no município

1.487

Publicada 29 de Março, 2022 às 14:11

Compartilhar:

Foram quase 20 anos contribuindo e incentivando a coleta seletiva no município de Missal. João Darci Segatto conquistou sua merecida aposentaria e durante a semana recebeu diversas homenagens pelos relevantes serviços prestados na conscientização e preservação do meio ambiente.

História de João na Acamis

Ele iniciou as atividades por volta de 2003, atuando como catador de materiais recicláveis de forma autônoma. Passava de casa em casa pegando material e levando até uma residência onde era feita a classificação, para posteriormente comercialização.

Em maio de 2004, por iniciativa de Alzir Nicoden e Naira Cristina Mallman, foi fundada a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Missal (ACAMIS). E junto a fundação, Alzir e Naira convidaram João para trabalhar na ACAMIS desenvolvendo o serviço de coleta dos recicláveis.

No mesmo ano houve a eleição da primeira chapa de diretoria da Associação, no qual João foi eleito o primeiro presidente. Sua posse como presidente durou de 2004 a março de 2021, completando 17 anos como presidente da ACAMIS.

De 2004 a 2013 o barracão da Associação era alugado. Neste caso a Administração Municipal de Missal sempre arcou com os gastos. Em maio de 2013 foi inaugurada a UVR (Unidade de Valorização dos Recicláveis), um barracão próprio da associação aonde está até hoje. E em fevereiro deste ano, João conseguiu a sonhada aposentadoria e mesmo aposentado João pretende continuar trabalhando na associação.

Homenagens

No dia 24 de fevereiro João recebeu homenagens dos seus colegas de trabalho pela conquista (aposentadoria). Já na segunda-feira, 28 de março, João recebeu uma Monção de Aplausos na Câmara Municipal dos Vereadores de Missal, por sua dedicação de quase 20 contribuindo com o município e com o meio ambiente.

Quem é João Darci Segatto

Nasceu no dia 30 de maio de 1956, na cidade de Espumoso no Rio Grande do Sul. Há 30 anos, João conheceu a Sra Maria Gabbi e com ela teve uma filha, Thais Aparecida Gabbi Segatto que atualmente está com 28 anos de idade.

Cinco anos depois, a esposa Maria faleceu. Após ficar viúvo, João conheceu Lucia de Almeida com quem teve 3 filhos. Andressa Caroline Almeida Segatto, 17 anos, Junior Almeida Segatto, 15 anos e Julia Gabriela Almeida Segatto, 13 anos.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal