Chuva volumosa e ciclone extratropical podem causar transtornos no Sul

3.660

Publicada 24 de Março, 2022 às 11:01

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Nesta quinta, a instabilidade no Rio Grande do Sul vai decorrer do deslocamento de uma frente fria associada a um ciclone em formação no Centro da Argentina.

A frente encontrará ar quente em sua dianteira, gerando nuvens carregadas com chuva forte a intensa e temporais isolados principalmente na Metade Norte gaúcha, em Misiones e no Paraguai.

O Paraná e Santa Catarina também podem ter chuva localmente forte e tempestades isoladas no avanço do sistema frontal, especialmente em cidades mais a Oeste.Uma frente fria se afasta do litoral sul da Bahia. Nuvens carregadas continuam a se formar pela costa leste do Nordeste. 

Fortes áreas de instabilidade avançam sobre o Sul do Brasil e provocam temporais. 

Uma massa de ar seco predomina no Sudeste e por enquanto a Região tem pouca chuva. Nesta quarta-feira, 23 de março, a São Paulo foi a capital mais seca do país, com 36% de umidade relativa do ar às 15 horas, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

Alerta especial: perigo de temporais com ventania e chuva volumosa no oeste e norte do RS, oeste de SC e do PR.

Simepar alertou na manhã desta quinta-feira (24) risco de fortes temporais nas próximas 48 horas no Paraná.

De acordo com Lisandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar, uma frente fria evoluindo pelo sul do país, o que aumenta o risco de chuvas fortes, acompanhada de raios e rajadas de vento.

"A primeira parte afetada é a região Sul do Paraná, como o tempo fica muito abafado na região Norte e Leste, o risco de temporais aumenta, poderemos ter acumulados superiores de 100mm em toda a região sul paranaense, essa chuva pode atingir grandes cidades podendo provocar alguns alagamentos entre quinta e sexta, a partir do fim de semana deve voltar ao normal, mas nas 24/48 horas o risco de temporal é muito alto.", disse o meteorologista.

Fonte: MetSul/Catve

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo