Em tópicos: conheça diversas áreas do direito para atuar

2.794

Publicada 11 de Março, 2022 às 17:42

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Estima-se que algumas áreas criadas para resolver disputas em diferentes campos da sociedade, já existiam desde a era mesopotâmica.

Desde então, o direito adaptou-se às novas questões que surgiram conforme a sociedade evoluiu e foi tomando a forma como conhecemos hoje, mas ainda assim com diversas ramificações.

Pensando em introduzir conhecimentos sobre cada uma delas, criamos um guia simples que com 14 tópicos que vão te auxiliar a ter uma noção mais nítida do que é o direito, suas áreas e características: 

- Direito Ambiental
O advogado deste meio atua em empresas privadas e ONGs em casos relacionados à responsabilidade perante ao meio ambiente: infrações, licenciamento ambiental e demais cernes das leis ambientais serão cotidianas.

- Direito Civil
Dentro das áreas do direito, esta é a que abrange mais questões, por isso é considerada a maior dentre elas. Quem optar por especializar-se nesta categoria, trabalhará com interesses privados, individuais e coletivos relacionados a bens, propriedades e impasses de família.

- Direito Previdenciário
Uma área que cresceu graças à Reforma da Previdência, pois muitos advogados desta área foram demandados uma vez que houve alterações no acesso aos benefícios previdenciários.

O advogado previdenciário deve estar a par delas, pois deve conhecer a fundo as legislações do INSS, já que cuidará de casos de aposentadoria, fraudes e muito mais.

- Direito do Consumidor
Muito popularizada por programas de TV, esta área lida diretamente com os interesses do consumidor perante prestadores de serviço em geral e fornecedores de bens (compra e venda).

- Direito trabalhista
Aqui o advogado opera representando os interesses de empresas ou pessoas físicas em litígios envolvendo firma e funcionário. Atuará também em questões envolvidas com a Previdência Social.

- Direito Digital
Uma das mais novas vertentes do direito, cresceu muito após o Marco Civil da Internet e estes advogados tratam de casos relativos a internet e informática.

- Direito Penal
Conhecido como profissional do Direito Penal ou advogado criminalista, esse profissional trabalhará na elaboração de defesa ou acusação em casos relacionados a crimes de pessoas físicas ou jurídicas.  

- Direito Eleitoral
Esta área do Direito age na regulação das relações jurídicas oriundos dos processos eleitorais, embasado nas regras constitucionais que fazem parte das atribuições de cada representante do Estado e demais normas reguladoras dos processos eleitorais.

- Direito Imobiliário
Estes advogados dão assistência em todos processos envolvendo compra e venda ou aluguel de imóveis, cuidando não só da parte contratual, mas também de toda a lisura do processo como um todo.

- Direito Comercial
Fazer as aberturas e fechamento de empresas, resolver questões relacionadas patentes, processos de recuperação judicial, os advogados dessa área vão defender os interesses das companhias.

- Direito contratual
Este profissional do direito atuará diretamente auxiliando pessoas jurídicas e físicas na composição e assinaturas de contratos.

- Direito tributário
O advogado tributarista é responsável pelas obrigações tributárias, atribuições de órgãos fiscalizadores, arrecadação e também defende o cidadão no recolhimento de impostos.

- Direito administrativo
Trabalha nas relações jurídicas e nas regulamentações decorrentes do exercício da Administração Pública. No setor privado, também pode advogar a favor de empresas.

- Direito Médico
Essa área ganhou notoriedade com os casos de negligência médica ou falhas no atendimento que possam ter levado a consequências sérias. Os advogados desta área estão presentes na relação médico e paciente e todas as suas nuances.

Estas são as principais e mais conhecidas áreas, mas outras ramificações existem para garantir que todas as leis no país sejam cumpridas e aplicadas. Qual delas você se identifica mais? 

FONTES: 

https://direito.idp.edu.br/blog/direito-administrativo/advogado-administrativo/

http://publicadireito.com.br/artigos/?cod=7e44f6169f0ae75b#:~:text=Portanto%20a%20hist%C3%B3ria%20do%20direito,no%20Egito%20e%20na%20Mesopot%C3%A2mia.

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/quais-sao-as-areas-do-direito

https://blog.sajadv.com.br/otimas-areas-do-direito/

https://blog.anhanguera.com/areas-do-direito/?gclid=Cj0KCQiA0eOPBhCGARIsAFIwTs7SILXef6IGbPxVpAQAFENZM27FhSULhd_DDvDZFSIOnJcwpo4LUm4aAhr2EALw_wcB&gclsrc=aw.ds

https://blog.anhanguera.com/areas-do-direito/?gclid=Cj0KCQiA0eOPBhCGARIsAFIwTs7SILXef6IGbPxVpAQAFENZM27FhSULhd_DDvDZFSIOnJcwpo4LUm4aAhr2EALw_wcB&gclsrc=aw.ds

https://femparpr.org.br/site/2019/10/29/5765/

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo