Matelândia: Janeiro bate recorde de casos de Covid-19

3.373

Publicada 03 de Fevereiro, 2022 às 08:03

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O primeiro mês de 2022 terminou com recorde de novos casos confirmados de Covid-19 em Matelândia.

Somente em janeiro deste ano, foram 1.108 pacientes positivados, o que corresponde a aproximadamente 35% do total de casos registrados em 2021.

Até então, o mês com maior número de casos no município tinha sido maio de 2021, com 683 casos positivados.

A boa notícia é que mesmo com a alta no registro de novos casos, as mortes não seguem a mesma proporção. Matelândia está a 76 (setenta e seis) dias sem óbitos por complicações da doença.

"Avaliando as características dos sintomas e a rápida transmissão, é possível que tenhamos a variante Ômicron circulando no município, mesmo sem ter exames comprovatórios", relata a Chefe da Vigilância em Saúde, Karla Feuser.

Diferentemente do colapso do sistema de saúde vivenciado em 2021, o aumento de casos de janeiro apresentou uma nova face da pandemia, o colapso na porta de entrada do atendimento.

"Se no ano passado a procura era por leitos de enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e até mesmo de insumos, o que se vê agora, com uma maior contaminação e quadro clínico menos agravado é a sobrecarga nas unidades básicas de saúde, somado ao fato ainda de que muitos profissionais de saúde estão também contraindo a doença", pontua Karla.

Portanto, as medidas não farmacológicas (distanciamento social, etiqueta respiratória e de higienização das mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfeção de ambientes, isolamento de casos suspeitos e confirmados) e a vacinação são as ferramentas mais confiáveis na prevenção e controle da pandemia.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Matelândia