Moradores medianeirenses criam aviso para conscientizar população da importância do isolamento

6.252

Publicada 21 de Janeiro, 2022 às 10:44

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O isolamento muitas vezes pode ser algo muito chato para maioria das pessoas, pois é um período em que ficamos separados do mundo externo, mas extremante necessário para a segurança e recuperação de forma efetiva.

Pensando nisso uma moradora de Medianeira, fez um aviso impresso, sinalizando que ela e o marido estão em isolamento. Um ato simples, mas que pode ajudar muito.

Debora conta, que quis divulgar essa informação, pois muitas pessoas não cumprem com rigor o isolamento e acabam disseminando o vírus.

"O interessante foi o tanto de vizinhos e amigos oferecendo ajuda [...] Empatia é a palavra que define nossos vizinhos e amigos", contou Debora.

Furar isolamento é crime

O Coronavírus é um vírus altamente contagioso, de fácil disseminação, tanto que o mundo todo passa por uma pandemia de Covid-19, ou seja, um surto da doença causada muitas vezes pelo fato da pessoa não respeitar o isolamento. E a pessoa que fura o isolamento, expondo outras pessoas ao contágio, pode sofrer sanções que prevê multa e até a prisão.

Quando a pessoa ou membros de uma família é diagnosticada com Coronavírus, é feito um acompanhamento através do sistema rastrear, com recolhimento de assinatura de Termo de Responsabilidade para Isolamento Domiciliar. 

Ao assinar o termo o paciente fica ciente quanto aos seus direitos e deveres, incluindo que ao furar o isolamento pode ser multado com valores entre R$ 2.030,48 a R$ 16.124,40 reais. Conforme o artigo 131 do Código Penal, praticar, com o fim de transmitir a outrem moléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Há ainda um outro crime que poderia ser praticado. Esse ligado à desobediência a determinações públicas. Nos termos do artigo 268, do Código Penal, é crime "infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa". A pena prevista neste caso é de prisão de um mês a um ano. 

A importância de se respeitar o isolamento vai além das sanções penais e administrativas, é uma questão de respeito e amor ao próximo, somente obedecendo as autoridades de saúde é que é possível frear o avanço da doença e driblar a pandemia, até que todos sejam vacinados.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Móveis Corassini

(45) 9990-86392

(45) 99908-6392

Rua Rio Branco, 950 - Centro

Hora Extra Conveniência

(45) 3264-4693

Travessa Carol Wojtyla, 1811

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira