Parceria histórica entrega ferramenta inédita de planejamento estratégico para Medianeira

1.854

Publicada 12 de Janeiro, 2022 às 16:32

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na manhã desta terça-feira (11) foi realizada no auditório da prefeitura a apresentação da "Análise da Estrutura Produtiva do Município de Medianeira Utilizando um Sistema Inter-Regional de Insumo-Produto", realizado através de parceria múltipla entre a Administração Municipal de Medianeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, CODEMED (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Medianeira), Associação Empresarial de Medianeira (ACIME), e as empresas Frimesa e Espaço III, que possibilitaram a contratação do Instituto Neotropical de Pesquisas Ambientais - INEO, para uma pesquisa ampla de 67 segmentos do mercado do município de Medianeira, do Paraná e do Brasil, e hoje entregaram uma ferramenta de uso público, que é uma ferramenta de prospecção do desenvolvimento econômico do nosso município.

O prefeito em exercício Evandro Mees enalteceu a parceria público/privado/universidade. "É um investimento que vai beneficiar todos, é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento, pois traz os números, e através das análises podemos verificar onde precisamos trabalhar mais, além de servir de orientador para elaborarmos políticas públicas e privadas. Através dessa ferramenta podemos saber exatamente quanto cada setor influencia na geração de emprego, renda e no desenvolvimento do nosso município", destacou.

Através do aplicativo será possível verificar as relações de dependência entres os diversos setores da economia, além de verificar as relações inter e intrarregional. Além de analisar a estrutura produtiva e a participação do Produto Interno Bruto - PIB do Agronegócio do município de Medianeira - e sua interdependência econômica em relação ao restante do Paraná e ao restante do Brasil. Isso possibilitará constituir cenários futuros para 67 segmentos em relação a aumento de produção, mão-de-obra, serviços de terceiros, impostos, etc. Estimar os multiplicadores de produção; os geradores de emprego; e os geradores de renda para o município de Medianeira, bem como os transbordamentos desses indicadores para o Paraná e o Brasil.

A presidente do CODEMED Rita Maria Schierhot pontuou que esse estudo vai permitir uma visão ampla de como queremos o município daqui para frente.

Já a secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Hanzen, destacou a importância de segmentos se unirem para trabalhar em prol de um mesmo objetivo. "Esse resultado é a união de forças para um bem comum. Essa análise de dados é uma prospecção, através dela será possível analisar e avaliar para realizar os planejamentos futuros. Esta é uma ferramenta pública, gratuita, disponível para todos", finalizou.

Também estiveram presentes os vereadores Aninha Santos Lima, Luci Andreola, Delcir Berta Aléssio, Fábio Padilha, Ivan Hedelof, Muniz dos Santos e Valdir de Oliveira, a presidente do Codemed Rita Maria Schierolt, presidente da Acime Ademir Pereira, Diretor da Frimesa e representante do Programa Oeste em Desenvolvimento Elias Zydek, secretários municipais, empresários e os professores da Unioeste Carlos Alberto Gonçalves Junior e Ricardo Luis Lopes, coordenadores do projeto.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Farmácia Nossa Senhora Aparecida

(45) 3264-4873

(45) 99967-0829

Av. Brasília, 1183 Centro

Chapas Grill Restaurante e Pizzaria

(45) 3264-2317

(45) 99967-0029

Av. Brasil, 1750 Centro

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira