Estiagem deve afetar safra de grãos em Missal com estimativa de 80% de perdas

4.603

Publicada 31 de Dezembro, 2021 às 14:39

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Quem imaginaria que após um ano de boa colheita como foi o de 2020 e com bons preços da saca de soja para o Produtor, teríamos uma situação tão preocupante como esta do final de 2021. A falta de chuva tem preocupado não só os produtores rurais, mas as Administrações Municipais, o Comércio, a Indústria, afinal, a região tem sua base econômica do Agronegócio.

Na tarde desta quinta-feira, 30 de dezembro, técnicos da Lar Cooperativa Agroindustrial se reuniram para avaliar a projeção de perdas em Missal. Há produtores que já estão colhendo, outros ainda se preparam para a colheita. Há aqueles que optaram pelo plantio mais tardio que devem aguardar mais alguns dias, porém, as previsões pluviométricas não são otimistas. Ao menos é o que apontam os institutos meteorológicos.

Segundo informações dos técnicos da Cooperativa a estimativa de perda da safra com a seca em Missal é de 80%. Os volumes de chuva não foram o suficiente para amenizar a situação, nem mesmo nos locais onde ocorreram pancadas com um volume um pouco maior.

A previsão inicial para a colheita era de 60 sacas por hectare. No entanto a média estimada deve ficar em torno de 12 sacas por hectare, segundo avaliação dos técnicos. "Esta é a situação do momento. As perdas vão se agravando com os dias sem chuvas", lamenta um dos técnicos que auxiliou na avaliação.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal