Missal: Ferrari e Chenho avaliam o primeiro ano de mandato nesta nova gestão

1.382

Publicada 31 de Dezembro, 2021 às 14:29

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Ao chegar no fim do ano é importante fazer as avaliações. O que projetamos, o que conseguimos realizar e aquilo que vai ter de ficar para outro momento. Na Administração Pública não é diferente. O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, juntamente com o Vice Eugênio Schwendler (Chenho), fez a avaliação deste primeiro ano de novo mandato.

Para Ferrari, embora tenha sido uma no de muitas dificuldades, pode ser avaliado de forma positiva. Foram 73 projetos de lei enviados para a Câmara de Vereadores, onde apenas um vai ficar para o ano seguinte em acordo estabelecido em conjunto com o presidente da Câmara o vereador Elmo Pauli.

Além disso, os vereadores apresentaram 219 indicações ao poder executivo, onde muitas delas puderam ser atendidas enquanto outras ainda poderão ser atendidas nos próximos anos. "Nossa equipe trabalhou incansavelmente neste ano, afinal as obras e serviços ocorrem graças aos servidores públicos do município", analisa Ferrari.

O Prefeito de Missal ainda comemorou que as obras que estavam em andamento, iniciadas ainda nas gestões anteriores, puderam ser concluídas. "É uma satisfação, pois, assumimos o compromisso de dar continuidade aos trabalhos já realizados e ainda pudemos iniciar várias outras obras nesta gestão", exalta.

USF do Centro

De acordo com a avaliação do Prefeito de Missal, a obra que causou maior preocupação foi a da nova Unidade de Saúde no Centro. Ela foi iniciada ainda em 2018, foi paralisada por falta de repasses de recursos, surgiu a pandemia o que causou outras complicações, haviam problemas no projeto a serem resolvidos, mas que foram solucionados.

A obra pode ser entregue no dia 22 de dezembro à comunidade e agora está a disposição em novo ambiente, mais confortável e agradável. "Nossos servidores tem um espaço mais adequado para exercer suas funções e a população que necessita do atendimento da saúde, recebe um espaço mais aconchegante, pois, os missalenses merecem", exclama Ferrari.

Medicamentos

O Prefeito de Missal não esconde que durante o ano houve a falta de medicamentos na Unidade de Saúde. "A população precisa saber que não foi falta de recursos financeiros, mas pela falta de alguns medicamentos no mercado farmacêutico", explicou. "Muitas licitações de medicamentos tivemos itens desertos, ou seja, ninguém para fornecer o produto. Nesta semana mesmo em um processo de licitação local, houveram itens desertos", completou o Gestor Municipal.

Avanços em todos os setores
Missal foi um dos primeiros municípios com o retorno das atividades escolares de forma presencial em 2021. As aulas retornaram no dia 18 de fevereiro. "Prezamos sempre pela segurança sanitária, protocolos bem definidos e com investimentos para isso ocorrer da forma mais segura possível", comenta Ferrari.

Durante o ano, ainda devido a pandemia, foram criados programas como o Proemis para aportar profissionais dos setores de eventos e transporte escolar parados desde o início, o Fundemis foi retomado e auxiliou diversos empresários locais, a habitação rural tem programa para reforma de casas, a renovação gradativa da frota municipal, entre outras melhorias em todos os setores.

Obras

O vice-prefeito Chenho cita as diversas obras que foram entregues durante a gestão como os trechos de pavimentação poliédrica, barracão industrial, churrasqueira no Centro de Eventos, Unidade de Saúde entre outras. Citou ainda muitas outras em andamento.

Está ocorrendo o recape asfáltico com o TST e readequação das vias. A previsão para a conclusão dos trabalhos com o material é fevereiro e março, segundo Chenho. Há ainda um barracão em construção para abrigar uma empresa que faça a trituração de galhos e folhas, além de trechos de pavimentação poliédrica. "Missal será um canteiro de obras", prevê o vice-prefeito.

Convênios

O Projeto para implantação de um trevo no entroncamento das PR-495 e PR-497 na região do Lago Municipal iniciou, segundo o prefeito Ferrari, ainda no ano de 2013. "Dias atrás finalmente assinamos o convênio com o Governo do Estado do Paraná, aguardando apenas a autorização para a licitação, pois, o recurso está garantido a fundo perdido com contrapartida municipal", comemora.

Ferrari cita ainda um trecho com 2,5 KM de pavimentação que será em Dom Armando sentido Vista Alta. Outro na Linha Pe Rick sentido Ponte Molhada, com recurso garantido onde o processo de licitação deverá ocorrer no início de 2022. Há ainda a projeção de muitos trechos de pavimentação.

Outro convênio muito aguardado pela população é do recape asfáltico no Centro onde o município aguarda que os projetos sejam aprovados junto a SEDU. "Fizemos um planejamento e isso vai dar certo, pois, o município tem condições de honrar todos os compromissos, inclusive os deste ano serão todos honrados", garante o prefeito.

"Temos uma parceria muito boa com o Governo do Estado e muitas coisas ainda estão para acontecer. Alguns convênios ainda serão assinados, isso está bem encaminhado", celebra o Gestor do município de Missal. "Missal ainda tem muito por fazer, mas com um passo de cada vez, vamos chegar lá", completa.

Desafios

Missal tem na sua economia a essência da agricultura. O clima tem sido um fator dramático para os produtores, o que gera uma preocupação também para o poder público. O resultado da estiagem enfrentada neste momento deverá ser sentido em Missal nos próximos dias. "Temos que estar preparados", pondera Chenho.

Um dos grandes desafios superados citado pelo vice-prefeito foi a retomada do esporte. "Tivemos avanços, sentimos que a população tinha este anseio, pois, o esporte beneficia toda a população, desde as crianças até os Idosos, foram várias melhorias nas praças esportivas e a retomada proporcionou mais alegria dentro e fora das quadras", destaca.

Plano de Governo

Adilto Ferrari lembrou ainda que tudo o que está acontecendo está previsto no Plano de Governo, compromisso firmado com a população. "Conseguimos avançar muito, principalmente no nosso plano de governo, mas claro que algumas coisas são impossíveis de ocorrer logo no primeiro ano", alerta. "Temos uma meta enquanto gestão, que o trabalho seja de excelência, mas por outro lado que o funcionário esteja contente", afirma o Prefeito.

Serviços na Agricultura

O vice Chenho tem acompanhado alguns serviços no setor agrícola que ocorreram durante o ano. "A maioria dos pedidos de obras e serviços estão sendo atendidos", pontua. "Mas, o tempo muito seco interfere, pois um serviço numa estrada pode acabar piorando a situação em determinados locais que tenham muita pedra solta, por exemplo", comenta Chenho.

Ele cita ainda que estão ocorrendo alguns serviços em terras dobradas. "Estive em várias propriedades acompanhado as execuções, inclusive para esterqueira e terraplanagem, e nossos funcionários estavam praticamente fazendo milagres", compara Eugênio.

Contas de 2016 aprovadas

"A minha história é um livro aberto", inicia Adilto Ferrari a se referir das contas relativas ao exercício de 2016 que ainda faltavam ser aprovadas. "À época do Parecer contrário do Tribunal e Contas (do Estado) eu já dizia que tinha confiança, primeiro no que eu estava fazendo, e segundo na equipe da Administração Municipal", exclama.

Ferrari ainda lembra que o assunto foi matéria em período eleitoral, alegando que em caso de vitória no pleito, não haveria possibilidade de assumir os trabalhos do Poder Executivo. "Mas sempre disse que o tempo é dono da verdade, e a verdade está aí", comemora.

Segundo o Prefeito na época houve uma denúncia de que a Administração Municipal naquele ano teria gastado mais do que o arrecadado. Essa denúncia tramitou, tanto no TCE-PR quanto no Ministério Público (MP-PR). "As duas situações ocorreram da maneira que eu falava", relembra Adilto. "E agora os 09 vereadores acataram aquilo que o Tribunal de Contas aprovou", agradeceu.

Ainda de acordo com Ferrari, durante a defesa, o processo não sofreu nenhuma alteração. "O que houve foi que os Royalties de Itaipu atrasaram e na oportunidade era mais de um milhão (de reais) do exercício de 2016, mas que entrou na conta do município somente no dia 02 de janeiro (de 2017), o que não foi considerado (pelo órgão)", explica.

"Fico satisfeito pelo Tribunal de Contas reconhecer um erro inicial e a Câmara ter aprovado, afinal nos 08 anos como prefeito, todas as minhas contas foram aprovadas sem ressalva", comemora o Chefe do Poder Executivo Municipal.

Agradecimentos

O vice-prefeito Chenho exaltou que foram mais de quinhentas pessoas que passaram pelo gabinete dialogando com ele. "Com cada uma aprendi e em 2022 as portas da prefeitura e do gabinete continuam abertas a fim de receber a população que necessita", disponibiliza.

Ferrari agradeceu. "A Deus, à minha família, a toda a equipe da Administração, os servidores que deram resposta à população. Desejar a todas as famílias, um 2022 repleto de realizações e que seja muito melhor que este ano que está terminando. Que Deus Abençoe a todos!", finaliza o Prefeito.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Moda e Forma

(45) 9910-86413

(45) 99108-6413

Rua Rio Branco, 1260 Centro

Peça Rara

(45) 3264-9511

(45) 99809-1105

Rua Pará, 2021 Sala 01 - Centro

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal