Nota da Secretaria de Saúde de Medianeira: Medianeira não aplicou doses vencidas

6.208

Publicada 02 de Julho, 2021 às 20:31

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Sobre reportagem da Folha de São Paulo que denuncia suposta vacinação contra Covid-19 com imunizantes vencidos, a Secretaria de Saúde de Medianeira informa que, na matéria está como se uma dose da vacina estivesse sido aplicada vencida em Medianeira, o que já torna inverídico, pois o frasco é multidose, assim se realmente fosse teria sido mais doses, o que ocorreu foi erro do sistema. "Aquele lote ao qual é falado na matéria, foi todo aplicado no final de março e início de abril, e o vencimento era apenas no final de maio.

O que houve foi erro no sistema, o qual já foi detectado e corrigido", informa a secretária de Saúde, Rosangela Fiametti Zanchett, que ainda completa," a equipe de saúde tem todo o cuidado em sempre averiguar a validade e aplicar antes da data de vencimento'. Concluindo, NÃO HOUVE VACINAÇÃO DE DOSES VENCIDAS EM MEDIANEIRA E SIM ERRO DE SISTEMA.

NOTA DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

A Secretaria de Estado da Saúde informa que o Paraná não recebeu e não distribuiu nenhuma vacina contra a Covid-19 fora da validade prevista pelos fabricantes.

Dentre os oito lotes de AstraZeneca mencionados pelo levantamento da Folha de S.Paulo, o Paraná recebeu apenas dois (4120Z005 e CTMAV520). 

O primeiro foi distribuído aos municípios no dia 23 de janeiro, com validade até 14 de abril. Foram 86,5 mil unidades, O segundo, com 38,6 mil, foi enviado às cidades no dia 26 de março, com validade até 31 de maio.

O período mínimo entre a distribuição e a validade dos imunizantes foi de 66 dias. O máximo, de 81 dias. Considerando que os municípios recebem as doses e realizam, de maneira geral, aplicação instantânea, é improvável algum tipo de aplicação fora da data no Estado.  

Segundo o setor de Imunizações da Secretaria, trata-se de problema de registro no sistema nacional, a Rede Nacional de Dados em Sáude (RNDS). 

O Estado orientou os municípios nesta sexta-feira (2), mais uma vez, para que corrijam os registros no sistema, ressaltando que a funcionalidade de correção, por parte do Ministério da Saúde, só foi disponibilizada há 15 dias.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça que todas as vacinas são seguras e tem eficácia comprovada. A população deve procurar os locais de imunização e buscar a proteção.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira