Segundo Folha de São Paulo, Medianeira está entre os municípios que receberam doses de contra Covid vencidas

Levantamento aponta que teria sido apenas uma aplicação com dose vencida em Medianeira; Em nota a Secretaria de Saúde de Medianeira informou que não aplicou doses vencidas

10.337

Publicada 02 de Julho, 2021 às 17:43

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Nesta sexta-feira (02), a Folha de São Paulo publicou a matéria "Milhares no Brasil tomaram vacina vencida contra Covid; veja se você é um deles".

A publicação faz referência a um possível encaminhamento de cerca de 26 mil doses da AstraZeneca ao brasil que estariam fora da validade. Os imunizantes teriam sido aplicados em 1.532 municípios, inclusive, em Medianeira.

Os dados teriam sido levantados através dos registros oficiais do Ministério da Saúde.

Outra informação divulgada é que o município de Maringá, que teria vacinado 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose em todos os casos).

Os imunizantes da Oxford, do Reino Unido, são os que mais foram utilizados até o momento em território nacional.

O levantamento teria considerado as doses utilizadas até o dia 19 do mês passado, sendo que outras 114 mil doses que teriam sido distribuídas dentro do prazo de validade, já venceram.

O campo de pesquisa foi disponibilizado para verificar quais municípios receberam o estoque. Veja;

 

Nota da Secretaria de Saúde de Medianeira: Medianeira não aplicou doses vencidas

Sobre reportagem da Folha de São Paulo que denuncia suposta vacinação contra Covid-19 com imunizantes vencidos, a Secretaria de Saúde de Medianeira informa que, na matéria está como se uma dose da vacina estivesse sido aplicada vencida em Medianeira, o que já torna inverídico, pois o frasco é multidose, assim se realmente fosse teria sido mais doses, o que ocorreu foi erro do sistema. "Aquele lote ao qual é falado na matéria, foi todo aplicado no final de março e início de abril, e o vencimento era apenas no final de maio.

O que houve foi erro no sistema, o qual já foi detectado e corrigido", informa a secretária de Saúde, Rosangela Fiametti Zanchett, que ainda completa," a equipe de saúde tem todo o cuidado em sempre averiguar a validade e aplicar antes da data de vencimento'. Concluindo, NÃO HOUVE VACINAÇÃO DE DOSES VENCIDAS EM MEDIANEIRA E SIM ERRO DE SISTEMA.

Com informações da CGN/Folha de SP

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira