UTFPR: Transformação em Universidade Tecnológica completa 15 anos

4.093

Publicada 08 de Outubro, 2020 às 08:44

Compartilhar:

p>A UTFPR comemora nesta quarta-feira, 7 de outubro, 15 anos de transformação do então Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) em Universidade Tecnológica, a única federal brasileira com esta denominação. Um marco que consolidou um modelo de ensino superior com forte envolvimento com as necessidades e demandas das regiões onde está presente.

Desde a transformação, a UTFPR vivenciou um forte crescimento em todas as áreas. Passou de 14 mil para 34 mil estudantes e, na pós-graduação, saiu de cinco cursos de mestrado e doutorado para mais de 60. O corpo de servidores também cresceu substancialmente, saindo de 1.869 em 2005 para os atuais 3.599 professores e técnicos-administrativos. A universidade também tem se destacado em diversos rankings nacionais e internacionais como, por exemplo, o Times Higher Education - América Latina, o Times Higher Education - Impact Ranking e o Ranking INPI de Depósito de Patentes.

"Números não faltam para demonstrar a importância dessa transformação. Um quantitativo que trabalhamos todos os dias para que se transformem em qualitativo. A principal e mais importante conquista, entretanto, está no nosso agir enquanto Universidade Tecnológica, que nos impulsiona a sermos a transformação que sonhamos para o mundo. É isso o que nos inspira", destaca o reitor Marcos Schiefler.

O ex-reitor e diretor-geral do então Cefet-PR à época da transformação, Eden Januário Netto, ressaltou, em live comemorativa aos 111 anos da instituição, que a Universidade Tecnológica foi mais uma etapa no processo de desenvolvimento de um novo modelo de educação superior, pautado na forte relação com as demandas da sociedade: "Como temos a felicidade de sermos a universidade tecnológica do país, nós podemos e devemos buscar referências globais, e é isto que esta instituição tem feito. E nós estamos diante de um novo desafio, que é levar que esta instituição tenha grandes referências globais, mas na solução e no entendimento do seu entorno, do local, do regional".

A transformação

O projeto da Universidade Tecnológica teve início oficial em 1998, quando o Conselho Diretor do Cefet-PR aprovou por unanimidade o projeto de transformação da instituição. O livro 'UTFPR: uma história de 100 anos' lembra que, ainda que tivesse apoio da comunidade interna e da sociedade paranaense, o projeto não encontrou um ambiente político favorável no Ministério da Educação. O processo só voltou a andar em 2003, com a mudança de gestão no Governo Federal. Foram mais dois anos de tramitação em órgãos do Executivo e Legislativo federais até que, em 7 de outubro de 2005, o presidente da República tornava oficial a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - confira aqui a lei de criação.

Fonte: Assessoria UTFPR

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo