Tarifa de água vai subir 9,62% em 31 de outubro no Paraná

3.820

Publicada 26 de Agosto, 2020 às 09:05

Compartilhar:

A Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná) homologou nesta terça-feira (25) autorização para reajuste de 9,62% na tarifa de água no estado a partir de 31 de outubro.

Esse reajuste é realizado anualmente e prevê a reposição de custos de operação da Sanepar - empresa responsável pelo serviço de abastecimento de água no Paraná.

O aumento na tarifa de água deveria ter sido realizado no mês de abril, mas devido a pandemia da Covid-19 a Agepar decidiu suspender essa homologação até o mês de agosto.

Segundo a Agepar, esse aumento será aplicado de forma proporcional na tarifa de água de novembro, sendo aplicada integralmente apenas no mês de dezembro.

O cálculo para chegar no aumento de 9,6% foi realizado da seguinte forma pela Agepar:

- 6,1860% é referente a uma composição de indexadores que incidem na variação da cesta dos índices (IPCA, IGP-M e INPC) mais a variação de custos (energia elétrica, produtos químicos utilizados no tratamento da água, entre outros);
- 3,4439% é referente à quarta parcela do diferimento tarifário. Este diferimento recompõem a tarifa do congelamento ocorrido entre 2005 e 2010 e foi aprovado em 2017, na Revisão Tarifária Periódica (RTP) da Sanepar.

Fonte: Paraná Portal

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo