Missal avança no Ideb e atinge meta prevista para 2021

3.993

Publicada 31 de Agosto, 2018 às 15:08

Compartilhar:

O município de Missal está avançando nos índices de educação. No Ideb 2017 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) o município superou o último índice que foi 6.5. A média do Ideb de Missal com ano base 2017 foi de 6.8, sendo que a previsão para o ano era uma média de 6.4. Essa média atingida em 2017 é a previsão para 2021, portanto, o município avançou 04 anos. 

Foram avaliadas 05 escolas da rede municipal de ensino em Missal. Escola Municipal Rural Epitácio Pessoa de Jacutinga (7.0), Escola Municipal Rural Joaquim Nabuco de Dom Armando (7.1), Escola Municipal Novo Milênio (6.9), Escola Municipal Rural Olavo Bilac do Portão Ocoí (6.9) e Escola Municipal Renascer (6.7). É a primeira vez que 05 escolas de Missal são avaliadas, mas em todas houve avanço em relação ao último índice. 

A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Clarice Maria Grings Friedrich, comemorou o resultado. "Ao analisar o Ideb de nosso município, no ano de 2017 atingimos a meta projetada para 2021, portanto, percebe-se claramente que todas as escolas na rede municipal de ensino estão evoluindo gradativamente, fortalecendo a base de aprendizagem com planejamento amplo de curto, médio e longo prazo", exalta. 

Clarice disse ainda estar confiante que a Administração está construindo um caminho seguro de aprendizagem na rede de ensino a partir do trabalho pedagógico realizado nos Centros Municipais de Educação Infantil até o Ensino Fundamental Inicial.  "Resultado construído com todos os profissionais de Educação, equipe de ensino da Secretaria Municipal de Educação, ou seja, professores, educadoras e gestores dos estabelecimentos de ensino. Todos estão de parabéns", exclama.

 

Ideb

 

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.


O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal