Regional de Foz do Iguaçu da Secretaria de Estado da Família elabora agenda do Ônibus Lilás

A reunião ocorreu em Missal e o objetivo é atender mulheres vítimas de violência

3.233

Publicada 24 de Agosto, 2018 às 16:27

Compartilhar:

Na manhã de sexta-feira, 24 de agosto, representantes de 10 municípios, dos 14 pertencentes a Regional de Foz do Iguaçu da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS), se reuniram para organizar e discutir a Agenda do Ônibus Lilás, que vai fazer o atendimento às mulheres vítimas de violência.

A Chefe Regional da SEDS de Foz do Iguaçu, Herine Vitória Silva, informou que é um ônibus que vai trazer informações e atendimento às mulheres vítimas de violência. "Ele vem pra nossa regional a partir do dia 18 de setembro e fica até 24 de setembro, e termina no dia 28 e 29 de setembro em Diamante do Oeste com o Paraná Cidadão", explica.

Herine acrescenta que o ônibus é um chamariz e um propagador de informação. "É um ônibus preparado para o atendimento, mas sabemos que ao atendimento não acontece nesse primeiro momento, mas as profissionais estão preparadas pra fazer essa escuta, e dar todos os encaminhamentos necessários", exclama. "Dependendo da situação vai encaminhar para os órgãos competentes", completa.

Para a Chefe Regional, o enfrentamento da violência contra mulher tem surtido efeito. "Tem ganhado corpo por que tá existindo a informação, a partir disso, a mulher sabe onde procurar ajuda, e hoje o Paraná é o terceiro Estado que vem diminuindo o índice de feminicídio, pois houve a preocupação em levar essa informação às pessoas", exemplifica.

Para ela, esse acesso a informação, tem encorajado as mulheres na busca por ajuda. "Se não é a mulher que é vítima de violência, mas tem sempre uma pessoa que conhece, a vizinha, a prima, a cunhada, então a partir do momento que tem o conhecimento, começa-se a tomar as providências", complementa. "a gente sabe que se tem muito a alcançar, mas creio que estamos no caminho certo. Nós somos muito felizes, pois são municípios muito empenhados e fazer funcionar essa política", finaliza Herine.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal