Conferência da Agricultura em Missal define prioridades ao setor para os próximos 02 anos

2.417

Publicada 02 de Julho, 2018 às 17:42

Compartilhar:

Na última sexta-feira, 29 de junho, um grande número de agricultores participou da 11ª Conferência Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em Missal. Além dos agricultores, diversos representantes de segmentos que atuam com a agricultura. A boa participação é reflexo de que os agricultores estão preocupados com as ações que precisam ainda ser desenvolvidas, bem como, a vontade de contribuir com esse processo participativo. 

Na ocasião, os participantes foram divididos em grupos, onde foram discutidas as prioridades para o setor agrícola. Entre todas as propostas apresentadas nos grupos, 18 prioridades foram eleitas pelos participantes. Muitas das prioridades elencadas já fazem parte de programas em andamento desenvolvidos pelo município de Missal. A eleição das prioridades dá norte para a continuidade de alguns programas, melhorando a forma de atuação, bem como a criação de novos programas.

 

Prioridades eleitas pelos participantes

 

Entre as prioridades, estão a Habitação Rural na construção e reformas de casas, na Bacia Leiteira com o atendimento veterinário e inseminação artificial, Horas Máquina com Pá carregadeira, Retroescavadeira e caminhão tanque. Além disso, o Cascalhamento de pátios de aviários, chiqueiros e estrebarias, conservação de solos, com curvas de nível e captadores, foram citados. 

Os agricultores também apontaram sementes e insumos como prioridades, apoio às Agroindústrias Rurais familiares, apoio a associações e cooperativas, apoio aos produtores orgânicos, apoio à comercialização de produtos agropecuários, apoio à Piscicultura e apoio à fumicultura com repasse de cama de aviário. 

Entre as prioridades está ainda a preservação ambiental, com proteção de nascentes, manutenção de rios e matas ciliares. O repasse de implementos para patrulhas rurais também foi identificado como prioridade. Na suinocultura, a terraplanagem e o repasse de areia e pedra, foram mantidos, bem como a pavimentação de estradas rurais com pedra irregular. A limpeza e construção de esterqueiras com horas máquina e o controle de formiga cortadeiras também foram citados.

 

Participação na 11ª Conferência Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

 

O Encontro Reuniu produtores rurais, sociedade civil, representantes do governo municipal, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adapar, Itaipu Binacional, prestadores de Assistência Técnica e representantes de entidades e empresas da classe agrícola, para juntos estabelecerem e traçarem o rumo das ações desenvolvidas pela Administração Municipal para os próximos 02 anos. 

O Fumdamam (Fundo Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) foi criado pela Lei Municipal nº379/1996 e foi uma importante conquista para a Classe. O Fundo recebe mensalmente 25% dos Royaltes repassados pela Itaipu Binacional, recurso que servem inteiramente para investimentos no setor da Agricultura e Meio Ambiente. 

O Comam (Conselho Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) é um grupo de 20 pessoas representados pelos diversos segmentos da área, que define e regulamenta as ações e programas que o Fumdamam executa durante os dois anos. As reuniões ordinárias são feitas todo mês na Câmara de Vereadores e é presidida pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

 

Conselho de Agricultura e Meio Ambiente

 

Representantes do Poder Executivo

 

Titulares: Altair Luiz Fetzner, Jair Marostega, Rafael Mognol, Daiana Pauletti, Adriano Spanholi, Artemio Scheeren, Mario Antonio Trevisan, Adilson Scheeren, Agostinho de Marchi, Renato Ruschensky.

Suplentes: Ademar Jauer, Décio Vilibaldo Rohde, Elisa Horn, Luiz Carlos Hartmann, Janice Pauli, Nei Krumenauer, Gilberto José Floss, Pamela Gallas Buche, Jamir Mognol, Silvano Scheeren.

 

Representantes de Instituições/Órgãos Públicos Estaduais

 

Titular: Marciano Becker e Suplente: Ronaldo Antônio Fochesatto

 

Representantes de Instituições prestadoras de serviçoes de Assistência Técnica e orgãos cooperativistas

 

Titular: Murilo Haigert e Suplente: Narciso Pigosso

 

Representante da Câmara de Vereadores

 

Titular: Nivaldo Antonio Buche e Suplente: Júlio Cesar Zanfonato

 

Representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

 

Titular: José Urbano Braun e Suplente: Marino Antonio Eninger

 

Representantes de Agroindústrias, Empresas que comercializam produtos e insumos e agências bancárias locais

 

Titular : Gervásio Wingert e Suplente: Glória Junges

 

Representante de Organizações formais e informais que se dedicam a defesa do Meio Ambiente no municipio

 

Titular: Mario Follmann e Suplente: Anoir Mentz

 

Representantes de Produtores Rurais

 

Titulares: Nadir Birck, Sirlei Pereira Marcelino, Alsino Reinehr e Lucas José Heck.

Suplentes: Rosa Pelissari, Airton Konzen, Elias Xavier Andrade e Volney Silvani

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal