Homenagens marcam o 26º Café Colonial em Missal

3.206

Publicada 11 de Junho, 2018 às 17:38

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O sucesso do evento se deve ao empenho de muitas pessoas durante os 26 anos que é realizado em Missal. Se deve principalmente pelo trabalho voluntário de muita gente, a fim de contribuir com o Provopar e com os que mais necessitam. Desta forma, a Administração Municipal de Missal, juntamente com o Provopar e Câmara de Vereadores, homenageou os ex-prefeitos, ex vice-prefeitos (as), com os (as) respectivos (as) cônjuges. Outra pessoa homenageada foi Claudete Scherer, que sempre contribui de forma voluntária na decoração e ornamentação do evento. 

Foram homenageados o ex-prefeito Luciano Kreutz e esposa Olíria Kreutz, o ex vice-prefeito Afonso Paetzold (Sony) e esposa Elair Paetzold, o ex-prefeito Laci Dionísio Giehl e esposa Irani Giehl, Verti Willers, esposa do ex vice-prefeito Eugênio Willers (in memorian), o ex vice-prefeito Hermílio Rauber e esposa Ledvina Rauber, o ex-prefeito e ex-vice-prefeito, Plínio Stuani e esposa Luci Stuani, a ex vice-prefeita Mirísia Butske e esposo Rui Butske, o ex-prefeito Adilto Luis Ferrari e esposa Fátima Ferrari, e ainda Claudete Scherer e esposo Leonardo Scherer, pela dedicação e pelo voluntariado. 

A homenagem a essas pessoas que iniciaram o Café Colonial, lá em 1993 com dona Olíria Kreutz, e a todos que deram sequencia no trabalho, sempre contando com o apoio de muitos voluntários, que sem dúvida, foram muito importantes para o sucesso que o Café Colonial tem hoje, dando visibilidade ao município de Missal em toda região. "Queremos agradecer a dedicação de vocês, que não mediram esforços para desenvolver esse trabalho. Foi iniciado com um propósito pela Dona Olíria, e depois dada sequencia até os dias de hoje, com o mesmo propósito, que é de ajudar os que mais precisam, o nosso muito obrigado a todos vocês", pronunciou o Prefeito Maneco na ocasião.

 

1º Café Colonial

 

A primeira edição do Café Colonial em Missal, foi no dia dos namorados de 1993 no Salão Paroquial. Era o primeiro ano da segunda gestão do então Prefeito Luciano Kreutz. O evento foi criado por Dona Olíria Kreutz, 1ª Dama à época, juntamente com uma equipe de Voluntárias do Provopar Municipal, no qual ela presidia. 

Naquele ano de 1993, um grupo foi para o Rio Grande do Sul, e lhes chamou a atenção um Café Colonial organizado na região em que foram visitar. A partir disso, foi lançada a ideia de realizar um evento nos mesmos moldes em Missal também, o que deu certo e se mantém até hoje. Já na 1ª edição o evento reuniu cerca de 1200 pessoas. Naquela ocasião, foram servidos mais de 40 pratos, entre doces e salgados, tudo preparado pela equipe de voluntários, que contou com diversas doações dos moradores de Missal. 

Ao lembrar de como tudo começou, Dona Olíria disse ainda que o apoio e empenho da Juventude, à época, também foi importante e fundamental, principalmente no dia do evento para atender tantas pessoas. Até hoje, Olíria faz questão de agradecer todo o apoio que recebeu com novas ideias, incrementadas a cada edição. 

O Objetivo sempre teve caráter beneficente, pois o lucro era revertido para apoiar as creches, como eram chamadas à época e os grupos de idosos. E ainda foram adquiridas várias louças e materiais para as edições seguintes do Café Colonial. Atualmente o Café Colonial é realizado no Centro de Eventos, e serve mais de 60 pratos. 

O evento beneficente foi coordenado por Dona Olíria Kreutz, de 1993 até 1996, durante os 04 anos da gestão de Luciano Kreutz e Hermílio Rauber. Nos anos de 1997 até 2004, o evento foi coordenado por Irani Terezinha Giehl, durante os 08 anos da gestão Laci e Plínio. Na gestão de Plínio e Mirísia, nos anos de 2005 a 2008, o Café Colonial foi coordenado por Ivete Graeff. E nos 08 anos da gestão Ferrari e Maneco, o evento foi coordenado por Fátima Ferrari. Atualmente a coordenadora é Nádia Fracaro Willers.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal