Campanha de Vacinação contra Gripe inicia no dia 23 de abril em Missal

3.753

Publicada 20 de Abril, 2018 às 16:00

Compartilhar:

A Campanha de Vacinação contra Influenza 2018 está marcada para começar, segunda-feira, dia 23 de abril em Missal.  A imunização seguirá até o dia 1º de junho nas Unidades Básicas de Saúde do município e, no dia 12 de maio (sábado), acontecerá o chamado Dia D, um dia de mobilização nacional. O atendimento no Dia D de vacinação vai acontecer somente na Unidade do Centro. Também haverá vacinação nos dias de encontro de idosos. 

A Vacinação segue os mesmos moldes de anos anteriores. A vacina contra a gripe é direcionada para pessoas com idade a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as doses da vacina para imunização da população serão enviadas ao município pelo Governo do Estado. As doses são trivalentes, protegendo contra os vírus H3N2, H1N1 e o vírus B. Todos devem comparecer as Unidades de Saúde munidos de carteira de vacinação.

 

Gripe 

                                                    

A Influenza, mais conhecida como gripe, é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). 

A gripe é uma doença altamente contagiosa e pode se espalhar de forma rápida em locais fechados. O tempo de incubação do vírus pode variar de um a três dias. Os sintomas da doença podem prevalecer de três a sete dias e a recuperação do paciente pode levar até duas semanas. 

Os sintomas são geralmente: febre alta, dor no corpo, de garganta e de cabeça, corrimento do nariz, excesso de catarro, tosse e fraqueza muito grande. Quando não tratada corretamente pode evoluir para outras doenças como a bronquite e a pneumonia bacteriana. 

Para diminuir a proliferação do vírus, alguns cuidados podem ser reforçados no período em que a pessoa estiver com gripe, como lavar sempre as mãos com água e sabão, ou, ainda, usar álcool 70%, principalmente após tossir e espirrar. Utilizar lenços descartáveis, deixar ventilado o ambiente, cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir, não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa, não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres. 

A coordenadora da epidemiologia, Denize Kaefer, enfatiza às pessoas que ainda não estão doentes, que com alguns cuidados a influenza pode passar longe. "Se for do grupo prioritário, é imprescindível a vacina, além disso, deve manter hábitos de vida saudáveis, praticar exercícios físicos regularmente e evitar um contato maior com pessoas doentes, como abraçar, beijar e dar apertos de mãos", orienta. E acrescenta que se possível, evitem locais com muitas pessoas, onde número de casos da doença for alto.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal