Medianeira: Grande número de roubos e furtos de carros e motos assusta população

5.051

Publicada 23 de Fevereiro, 2018 às 14:54

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Um grande número de furtos e roubos de automóveis e motocicletas tem sido noticiado nos meses de janeiro e fevereiro, em Medianeira.

Conversamos com o 2° Tenente Gois, Subcomandante da 2ª Cia. da Polícia Militar do município, que fez um levantamento sobre os números de roubos e furtos de veículos.

"Em janeiro e fevereiro constatamos um número, consideravelmente, grande de roubos e furtos de veículos. Essas ocorrências, geralmente acontecem em locais onde há grande movimento com alto fluxo de pessoas", comenta.

Roubos de veículo em Medianeira
Entre 01/01/2018 e 23/02/2018, foram roubados 08 veículos
-04 carros
-04 motos
Sendo 05 desses veículos roubados na região central da cidade.

Furtos de veículos em Medianeira
Entre 01/01/2018 e 23/02/2018, foram furtados 11 veículos
-08 carros
-03 motos
Sendo 08 desses veículos furtados na região central da cidade.

Veículos recuperados em Medianeira
Entre 01/01/2018 e 23/02/2018, foram recuperados 04 veículos com queixa de furto/roubo.
-03 motos
-01 carro
Ao todo 19 veículos roubados/furtados na cidade no período. Dos 19 a Policia Militar de Medianeira recuperou 04.

É importante destacar que roubo é mediante violência ou grave ameaça, onde alguém possivelmente correu risco de vida. Já o furto é realizado sem ameaça, na surdina, sem o proprietário perceber.

Segundo o Tenente, a PM realiza um monitoramento, através de um sistema que consegue apontar o 'mapa do crime', que demonstra a área onde há mais roubos/furtos, e também as principais características dessas ocorrências.

Ainda conforme o Tenente, alguns dos roubos/furtos tem relação direta com o contrabando, onde os veículos são usados para o transporte de mercadorias contrabandeadas do Paraguai. Em relação ao roubo de motocicletas, a PM já tem identificação de alguns autores, e já tem realizado trabalhos nesse sentido.

Já sobre os furtos, a identificação dos autores é mais difícil, uma vez que nem sempre é possível precisar o horário do ocorrido e os crimes são na maioria das vezes cometidos sem testemunhas. O que tem ajudado a polícia são imagens de câmeras de vigilâncias próximas dos locais dos furtos.

São números que incomodam a população, mas segundo o Tenente, estatisticamente os números desses tipos de crimes ainda é baixo, em comparação ao número de habitantes do município. Em relação ao mesmo período do ano de 2017, os números têm caído, e a Polícia Militar têm trabalhado bastante para coibir e reduzir ainda mais esses crimes.

"Os locais em que há maior número de registros destas ocorrências são esporádicos, onde há maior movimento a chance é mais alta. E muitas vezes passa despercebido, por conta do aglomero de pessoas e grande movimentação".

O sistema também possibilita que a Polícia Militar aumente o número de patrulhamentos em áreas que se encaixam dentro do levantamento. A inteligência atua no monitoramento continuamente para constatar e identificar o maior número de ocorrências possíveis.

O levantamento também é repassado para a Polícia Civil, e através dos registros ficou constatado que os veículos mais furtados e são os de anos passados e carros populares, que possuem uma comercialização mais fácil.

O Tenente reforça que o trabalho da Polícia Militar é servir e proteger a população: "Nosso trabalho é proteger toda a população, mesmo com todas as patrulhas ostensivas e intenso monitoramento o número de ocorrências de furtos e roubos de veículos é considerado alto".

Para concluir, ele pede que a população possa colaborar com a Polícia Militar: "Se perceber alguma movimentação suspeita, alguém diferente passando várias vezes, observando, entre em contato conosco. E de grande importância que o cidadão de bem colabore com o trabalho da Polícia Militar. Basta ligar no 190".

Redação: Revista Guia

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira