Ressaca Moral - Somente o arrependimento sincero pode corrigir os erros cometidos

4.080

Publicada 14 de Fevereiro, 2018 às 10:34

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Nós, seres humanos temos a tendência de imaginar Deus a partir de nós mesmos. Sabemos lá no fundo que Deus é um ser superior e muito poderoso, mas quando trazemos para o nosso dia-a-dia, este conceito sobre Deus fica meio subjetivo.

Deus tem o que chamamos de "atributos". Qualidades inerentes ao Seu caráter. Os atributos de Deus são conhecidos como atributos comunicáveis, atributos que foram compartilhados ou impressos no homem - inteligência, vontade, moralidade, entre outros, e atributos incomunicáveis - qualidades exclusivas que só encontramos em Deus: sua eternidade, Sua onipresença, onipotência e onisciência, por exemplo.

E de todos os atributos incomunicáveis ou exclusivos de Deus e que mais diferenciam Deus de nós seres humanos está a Sua imutabilidade.

Deus não muda, jamais. A Bíblia reforça claramente isto quando diz que, "ontem, hoje e eternamente, Ele permanece o mesmo". (Hebreus 13:8).

Deus é imutável, constante, estável.

Isto significa que o que era certo para Deus à 100, 200 ou 300 anos atrás, continua sendo certo para Deus hoje, em pleno Século XXI. E que o que era errado à 100, 200 ou 300 anos atrás, para Deus, continua sendo errado hoje.

Deus não sofre alteração. Ele é Deus. Absolutamente perfeito, inimaginavelmente elevado e superior a nós. Ele sempre está certo. Os tempos podem mudar, nosso conceito de certo ou errado pode mudar, a ideia que a nossa sociedade faz de bem ou mal, verdade ou mentira, bonito ou feio, pode mudar... mas o conceito de Deus sobre estas coisas não muda. Ele é a bússola, o prumo, o norte.

Por isto, quero chamar sua atenção para o que acontece antes, durante e depois dos dias de Carnaval.

No Carnaval, de forma geral, as pessoas se entregam as paixões da carne, como o próprio nome desta festa já sugere, "festival da carne"... Não é segredo pra ninguém que as pessoas (não todas, claro) saem em busca de "diversão" - bebida em excesso, fornicação, sexo fácil - e que não estão nem aí pra limite algum.

Isto não surpreende a ninguém mais.

O que chama atenção é que logo após ao Carnaval a consciência religiosa de muitas pessoas começa a latejar. Ou por costume, tradição ou sentimento de culpa, estas pessoas que horas antes estavam entregues à carne agora buscam uma aproximação de Deus. Através de penitências, de abstinências e até do Sacramento da Confissão elas tentam isto. Todos nós inclusive conhecemos bem a estação que se segue após o Carnaval, a Quaresma, um período de 40 dias onde as pessoas ficam mais solidárias e até evitam contato com bebida e outras coisas mais "duvidosas". A quarta-feira de cinzas marca o início deste período.

Veja, cada um é livre pra pensar e ter suas conclusões sobre o que é certo ou errado. Cada um inclusive é livre pra fazer o que quiser da sua vida. O objetivo deste texto não é condenar ninguém. Agora, o que não podemos é nos enganar de que tal postura seja normal e aceitável pra Deus.

Ora, posso concordar que sexo livre é pecado ou não e ninguém tem nada a ver com isto. Eu posso concordar ou aceitar como normal beber a ponto de cair no chão ou vomitar. Mas a partir do momento em que eu venho através de penitências tentar expurgar o pecado ou o que eu fiz de errado, estou admitindo que esta prática é reprovada por Deus. E ao admitir que é uma prática reprovada, estou dizendo que o fiz conscientemente. E se o fiz conscientemente, acho difícil que tenha me arrependido tão honestamente... uma vez que é só através do arrependimento que posso acessar o perdão de Deus.

O que eu quero dizer, é que não faz sentido eu ir à forra, extravasar e "pegar todas" e poucas horas depois vir a Deus pedindo perdão, sendo que tudo isto foi premeditado.

Alguém certa vez disse, "pecado é não pensar". E de fato.

Precisamos pensar. Achar que Deus entende isto como normal é fazer Deus parecer um ser ilógico... irracional... humano.

Humano somos nós. Deus, é Deus. E Ele não muda.

Independente do nosso conceito moral, para Deus o que é errado durante a Quaresma, continua sendo errado antes e após ela.

Deus não muda. Aliás só por isto Ele nos ama e nos recebe.

Ele recebe todo aquele que de coração O busca.

"Um coração compungido e contrito, Deus nunca desprezará", disse Davi. (Salmo 51: 17).

É com este coração que temos que nos achegar a Ele.

"... buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor..." (Jeremias 29: 13 e 14 a).

Pastor Rodrigo Bertoldi,
Pastor Sênior da AV Medianeira.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira