Febre Amarela: Saiba mais sobre vacinação em Medianeira

3.711

Publicada 30 de Janeiro, 2018 às 16:41

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A Febre Amarela tornou-se uma preocupação nacional. Presente nos maiores noticiários, a doença tem feito vítimas e formados filas para a vacinação em grandes centros.

Para saber mais sobre o assunto aqui em Medianeira e em toda a nossa região, fomos buscar informação com a Secretária de Saúde, e conversamos com a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Cleide Mari da Silva.

O contágio da Febre Amarela é causado por um vírus, que fica incubado nos mosquitos. Na Febre Amarela Urbana ela é transmitida pelo Aedes Aegypti: "Há algumas pessoas que tem o pensamento errado em achar que os macacos transmitem essa doença, ele é apenas um hospedeiro, igual ao homem, que é picado pelo mosquito", explica a coordenadora.

Ela também explicou porque os casos têm aumentado: "Chamamos algumas regiões de endêmicas, que são lugares onde o vírus pode circular. Nossa região é endêmica por conta de fronteira e do clima. E por isso temos a vacina da Febre Amarela inserida no calendário anual. A região sudeste, onde ficam os estados que estão tendo maior incidência, não são regiões endêmicas. Alguém deve ter chegado lá com o vírus, sido picado e a doença alastrou surgindo o surto".

Em nossa região, o último caso foi em 2009, e depois disso não houve mais nenhum relato ou suspeita: "Mas nem por isso as pessoas devem deixar de se vacinar".

Confira no vídeo as datas e locais de vacinação e quem deve e não dever tomar a vacina.

Redação: Revista Guia

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira