Colégio Mondrone: Exemplo de gestão resulta em premiação

11.529

Publicada 1º de Novembro, 2017 às 10:20

Compartilhar:

Em setembro deste ano, o Colégio Estadual João Manuel Mondrone, ganhou o Prêmio Gestão CAF, que é uma ação desenvolvida pela Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF), da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), com o propósito de reconhecer as ações e os projetos de gestão que estão sendo praticados nas escolas da rede pública estadual do Paraná.

Fomos até o Mondrone, conversar com o Diretor Darlan Chiamulera para mostrar os quesitos principais que fizeram com que a instituição conquistasse o título e fosse reconhecida em todo o estado.

"Precisávamos seguir alguns critérios. Um deles eram os índices de aprovação do Ideb acima da média do estado, atingindo as metas, estar com toda a documentação escolar em dia, porque há uma série de documentos necessários, estar com a prestação de contas em dia ao CAF, que é o sistema financeiro que gerencia a renda que chega até a escola. Encima disso, tínhamos que montar um vídeo institucional, mostrando a escola, e entregar junto com toda a documentação em dia", explicou Darlan.

O vídeo pode ser visto acima, e foi possível através da colaboração de diversas pessoas que fizeram parte da história do Colégio Mondrone: "Pedimos para as pessoas contaram como é trabalhar no Mondrone, e também como o Mondrone trabalha. Algumas autoridades também participaram do vídeo. Que mostra fotos desde a fundação do Colégio, até as atividades realizadas no momento".

Para Darlan, o resultado dessa premiação tem a presença fundamental de uma equipe muito grande, desde a diretoria, secretárias, pedagogos, professores, auxiliares, merendeiras, alunos, pais e pessoas que passaram pela instituição durante esses 50 anos de fundação: "Esse reconhecimento é fruto de um trabalho de diversas pessoas que se empenham em fazer as coisas acontecerem aqui dentro".

Trabalhar com educação é uma escolha, um motivo, quem trabalha com isso sabe, garante o Diretor: "Se não há motivos pessoais, a maioria não trabalharia com educação, principalmente pelo quesito financeiro. Acreditar na educação, valorizar a educação, muitas dessas pessoas que pensam assim estão envolvidas em projetos por saber que se pode fazer algo mais por esse segmento. Quando se trabalha com pessoas que tem esse apreço pessoal pela educação, é mais fácil de trabalhar e administrar, quando não há envolvimento, é mais difícil. É preciso doar noites de sono, sábados e domingos, então é preciso vender a ideia que a educação é o caminho, para melhoria, para oportunidades que muitos nunca irão ter se não for dentro da escola".

Todo o esforço realizado pela equipe tem uma intenção, melhorar a qualidade de ensino para os alunos, com projetos, viagens, ações sociais, interações, confraternizações, e parte disso é a receber o retorno desses alunos: "Alguns agradecem na hora, outros agradecem muitos anos depois. Atendemos cerca de 1.600 alunos, são muitos alunos e cada um se expressa de uma forma".

Os planos para o futuro são estar em constante melhoramentos e o Diretor falou um pouco sobre isso: " Desde a estrutura física, consolidação do Grêmio Estudantil, horta para melhor utilização das cisternas, temos parcerias com a Itaipu, com a UDC, com a UTFPR. São projetos que iremos ampliar e melhorar".

Para concluir, Darlan frisa que a parte principal de uma boa gestão é ter pessoas comprometidas com a causa: "Toda vez que conversamos com os alunos, a maior premissa é o respeito, todos devem ser tratados com respeito. Nada de desdém, grosseria, seguindo regras, assim não se perdemos. Muitos alunos levam os exemplos daqui para a vida. Muito mais do que só pela educação formal, nós precisamos de uma postura, pois podemos tornar-se exemplos a serem seguidos".

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira