Medianeira: Professores da rede estadual realizam paralisação nesta quarta-feira

2.408

Publicada 30 de Agosto, 2017 às 11:29

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A APP-Sindicato, sindicato que representa os professores do Paraná, realiza uma paralisação de professores da rede estadual nesta quarta-feira (30). O ato é uma forma de relembrar o dia 30 de agosto de 1988, quando o governo usou a cavalaria para conter uma manifestação em frente ao Palácio Iguaçu, durante o governo de Álvaro Dias (Podemos).

A paralisação também lembra o confronto de 29 de Abril de 2015, que ficou conhecido como a "Batalha do Centro Cívico". Na data, um confronto entre policiais e professores que protestavam contra mudanças no Paranaprevidência deixou mais de 200 feridos.

De acordo com o sindicato, as aulas na rede estadual podem ser afetadas. Pais de alunos devem ligar para as escolas para saber se haverá alteração de horários ou cancelamento das aulas.

O governo do Paraná diz que não reconhece a paralisação e que os professores que faltarem terão seus dias descontados. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (29) pelo chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni (PSDB). Segundo ele, o desconto atende a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o Sindicato são esperadas caravanas que vem do interior do estado para participar do ato.

MEDIANEIRA

Em Medianeira, cerca de 50% dos professores da rede estadual de ensino aderiram a paralisação, conversamos com o Diretor do Colégio Estadual João Manuel Mondrone, o Professor Darlan Chiamulera, que falou um pouco mais sobre a paralização:

"Para as aulas não ficarem desproporcionais, pois alguns professores aderiram e outros não, preferimos optar por não ter aulas. A paralisação acontece por conta do 30 de agosto de 1988, onde o Governo Álvaro Dias colocou a cavalaria contra os professores, foi um período de luta é uma data histórica em que existem paralizações todos os anos, para lembrar o que acontecem e para reivindicar os direitos dos trabalhadores da educação".

O diretor garante que se o Governo do Estado liberar as aulas de hoje serão repostas: "Precisamos de autorização do governo para fazer essa reposição. Assim que isso for liberado, serão chamados os alunos e professores para escolher uma data que atenda os requisitos".

A manifestação mais próxima da região, está acontecendo em Foz do Iguaçu, em frente ao Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu.

Outras cidades

A APP-Sindicato também organiza manifestações em, pelo menos, nove outras cidades no Paraná. Confira a lista:

Campo Mourão: 9h, Ato na Praça São José

Cascavel: 9h, Ato em frente ao Núcleo Regional de Educação de Cascavel

Cornélio Procópio: 17h, Ato no Coreto do Calçadão

Ivaiporã: 8h30, Ato em frente ao Núcleo Sindical

Laranjeiras do Sul: 9h, Ato regional na Praça José Nogueira do Amaral

Londrina: 10h, Ato em frente ao Banco do Brasil no calçadão

Maringá e Mandaguari: 9h, Ato em frente ao Núcleo Regional de Educação de Maringá

Toledo: 8h30, Ato na Praça Willy Barth

 Redação Guia Medianeira com informações Paraná Portal

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira