O que é preciso para o Brasil voltar a crescer?

1.080

Publicada 1º de Setembro, 2016 às 09:58

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O Produto Interno Bruto (PIB) caiu pelo 6º trimestre seguido, o que mostra que há ainda uma longa trajetória a ser percorrida para que a recessão econômica seja revertida e o país retome o caminho do crescimento. O G1 falou com os economistas Otto Nogami, do Insper, e Alessandra Ribeiro, da Consultoria Tendências, para saber o que é necessário acontecer para o país sair da contração econômica e voltar a crescer.

Entenda

O processo é lento e gradual, e as etapas podem ocorrer simultaneamente, ressaltam os especialistas. Veja abaixo:

CONFIANÇA - Tudo começa com o resgate da confiança e da credibilidade, com implementação de medidas econômicas que atendam a expectativas dos agentes econômicos. 

CONSUMIDOR - O consumidor passa a consumir mais 

INVESTIDOR - O investidor passa a colocar mais dinheiro no país, trazendo empresas de fora ou investindo em empresas locais, ou participando de projetos de infraestrutura, por exemplo. 

EMPRESÁRIO - O empresário passa a investir mais nos seus negócios

COMÉRCIO, INDÚSTRIA E SERVIÇOS - A melhora no consumo de bens não duráveis (alimentos e roupas), duráveis (veículos, imóveis, e eletrodomésticos) e de serviços (restaurantes e salões de beleza) movimenta os três setores da economia. 

MELHORA DA SITUAÇÃO ECONÔMICA - A melhora da situação econômica leva à retomada de crédito, que aumenta o consumo das famílias e afeta positivamente a produção e os investimentos. 

EMPREGO E RENDA - Com o aquecimento de toda a cadeia econômica, ocorre a melhora dos índices de emprego em todos os setores e, consequentemente, da renda dos trabalhadores. 

Fonte: G1

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo