Itaipulândia: Gaeco desarticula esquema de fraudes a licitações na Operação Citrus

7.332

Publicada 14 de Julho, 2016 às 11:31

Compartilhar:

O Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta quinta-feira, 14 de julho, em Itaipulândia, Oeste do Estado, a Operação Citrus. O objetivo é desarticular um esquema de fraudes e direcionamento em licitações para favorecimento indevido de empresários, entre eles o irmão do prefeito da cidade. 

Na operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, nove de prisão temporária, 13 de condução coercitiva e outros nove de busca e apreensão. Todos os mandados foram expedidos pelo Juízo Criminal da Comarca de São Miguel do Iguaçu, que abrange Itaipulândia.

As investigações do MP-PR foram iniciaram em agosto de 2015, para apurar crimes contra licitações e contratações dirigidas, além de combinações para fraudar certames, principalmente no ramo da construção civil. As ilegalidades seriam direcionadas, sobretudo, para favorecer a empresa do irmão do gestor municipal. 

Prisões e busca e apreensão - Os mandados de prisão foram expedidos contra empresários, entre eles irmão do gestor municipal. Os de prisão temporária incluem servidores municipais, empresários e seus familiares. Servidores públicos, proprietários de empresa e pessoas que cediam os nomes para participação nas fraudes (?laranjas?) foram alvo de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para depor. Todos serão ouvidos pelo Gaeco.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos em desfavor de empresas e dos setores Financeiro e de Licitações do Município. Também foi cumprido mandado de busca e apreensão expedido pelo Tribunal de Justiça do Paraná na residência e gabinete do prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação Ministério Público do Paraná

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Itaipulândia