Medianeira: Veja os números de casos de dengue e saiba como prevenir-se

2.296

Publicada 28 de Março, 2016 às 15:18

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Você provavelmente deve conhecer alguém que nesse exato dia está com dengue. Um parente, um vizinho ou até você mesmo. 

Aqui na redação do Guia Medianeira também estamos com essa impressão e fomos atrás de alguns números, na Secretaria de Saúde do município e depois desses dados vocês com certeza ficaram tão assustados quanto nós. 

O número total de notificações, que são aqueles casos em que o paciente apresenta algum sintoma e pode estar com a doença como também pode não estar, é de 2.486. 

Já o número de casos confirmados, através de exame de sangue, é de 563. 

Importante lembrar que o mosquito não escolhe idade, classe social, profissão, ou quaisquer outras características. Todos estão vulneráveis a serem picados e contaminados pelo Aedes Aegypti. 

Em ordem de casos confirmados, os bairros mais afetados são: Bairro Condá, Bairro Independência, Bairro Nazaré e Bairro Ipê. 

Semana passada a primeira morte confirmada causada por dengue em Medianeira aconteceu. Uma moradora do Bairro Condá, de 35 anos que tinha problemas de saúde, seu quadro agravou devido a dengue e ela veio a óbito. 

Todos sabem ou já ouviram falar quais são as formas de se evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e do chikungunya. Mas nunca é demais lembrar dos cuidados: 

? Guarde as garrafas sempre viradas para baixo;

? Encha de areia ou terra os pratinhos de vasos de planta;

? Jogue no lixo qualquer objeto que possa armazenar água;

? Mantenha bem tampados, baldes, tonéis, piscinas e caixas d'água;

? Guarde pneus ao abrigo da chuva e da água;

? Limpe as calhas dos canos;

? Não deixe a água da chuva parada sobre a laje;

? Coloque o lixo em sacos plásticos bem fechados dentro de uma lixeira tampada;

Para evitar ser picado pelo mosquito da dengue:

? Usar calça comprida e blusa de manga comprida em tempos de epidemia. No verão, use tecidos leves e cores claras para suportar o calor.

? Passar repelente diariamente as áreas expostas do corpo, como rosto, orelhas, pescoço e mãos, por exemplo.

? Ter telas de proteção em todas as janelas e portas da casa;

? Ascender uma vela de citronela em cada cômodo da casa, pois ela é repelente de insetos;

? Evitar os locais de epidemia da dengue.

E fiquem atentos aos principais sintomas, não se auto medique e procure atendimento nos postos de saúde e hospitais mais próximos: 

Sintomas da dengue clássica

Veja abaixo os sintomas da dengue clássica e o que fazer para aliviar cada um:

1. Febre Alta

A febra alta tem início súbito e a temperatura corporal fica em torno de 39 a 40ºC. A febre significa que o corpo está começando a combater o vírus através da produção de anticorpos, e por isso é importante iniciar o repouso para que as energias do corpo sejam concentradas em acabar com o vírus.

Como aliviar: Deve-se utilizar remédios que controlam a febre como o paracetamol, de preferência indicados pelo médico, colocar panos úmidos na testa, na nuca e nas axilas ou tomar banhos levemente frios para ajudar a diminuir a temperatura corporal.

2. Náuseas e vômitos

As náuseas e vômitos acontecem devido ao mal estar geral causado pela doença, que também provoca falta de apetite e enjoos a cheiros fortes.

Como aliviar: Deve-se consumir apenas pequenas quantidades de alimentos de cada vez, evitando consumir alimentos muito quentes ou muito gelados, pois eles pioram o mal estar. Além disso, deve-se preferir alimentos fáceis de mastigar e digerir, evitando o excesso o sal, pimenta e temperos em geral.

3. Dor de cabeça e no fundo dos olhos

A dor de cabeça costuma afetar principalmente a região dos olhos e tende a piorar com o movimento e esforço da vista.

Como aliviar: Tomar remédios contra a dor, como paracetamol, colocar compressas de água morna na testa ou tomar chás de gengibre, erva doce, alfazema ou camomila.

4. Manchas vermelhas na pele

As manchas vermelhas são parecidas com as manchas do sarampo, mas surgem principalmente na região do tórax e nos braços. A doença pode ser confirmada através da prova do laço, no posto médico, a realização da prova do laço pode diferenciar os sintomas da dengue e da Zika, pois na dengue ocorre formação de mais manchas vermelhas na área avaliada pelo médico.

5. Mal-estar e cansaço extremo

Devido à luta para combater o vírus, o corpo gasta mais energia e provoca a sensação de cansaço extremo. Além disso, como normalmente o paciente passa a se alimentar mal durante a doença, o corpo fica ainda mais fraco e cansado.

Como aliviar: Deve-se descansar o máximo possível, beber bastante água para facilitar a eliminação do vírus e evitar ir para o trabalho, para a aula ou fazer atividades que exigem esforços em casa.

6. Dor abdominal, nos ossos e nas articulações

A dor abdominal ocorre principalmente em crianças, enquanto a dor nos ossos e nas articulações costuma afetar todos os pacientes. Além de dor, a região afetada também pode ficar levemente inchada e avermelhada.

Como aliviar: Usar medicamentos como o Paracetamol e Dipirona para aliviar a dor e colocar compressas frias na região para ajudar a desinchar as articulações.

Sintomas da dengue hemorrágica

Os sintomas podem aparecer ate 3 dias após os sintomas da dengue clássica e incluem:

Além destes sintomas, em alguns casos, também é possível o surgimento de outros sinais como pele úmida, pálida e fria, assim como diminuição da pressão arterial.

O que fazer se suspeitar de dengue hemorrágica: Deve ir imediatamente para o hospital para receber o atendimento adequado, porque esta é uma situação grave que pode levar à morte se não for devidamente tratada dentro do hospital.

Como é feito o tratamento

O tratamento da dengue é feito com analgésicos e antitérmicos, sob orientação médica, tais como Paracetamol e Dipirona para aliviar os sintomas. Não se deve tomar nenhum medicamento à base de Ácido Acetilsalicílico, como aspirina ou AAS, porque podem provocar hemorragia. Para completar o tratamento é recomendado também repouso e ingestão de líquidos mas o tratamento da dengue hemorrágica deve ser feito em meio hospitalar, com o uso de medicamentos e transfusão de plaquetas. 

Porém, nos casos mais graves pode ser necessário internamento hospitalar pois a dengue pode causar outras doenças que podem provocar desidratação grave, problemas no fígado, no sangue, coração ou respiratórios por exemplo. 

Sintomas da dengue em bebês

Em bebês e crianças pode ser mais difícil de diferenciar esta doença de outras infecções comuns, por isso se o bebê apresentar febre alta repentina deve ser levado ao posto de saúde mais próximo ou pediatra, para que ele possa solicitar um exame de sangue e indicar o tratamento que poderá incluir a toma de Paracetamol ou Dipirona.

Os sintomas em bebês podem ser:

? Febre alta, de 39 ou 40ºC;

? Prostração ou irritabilidade;

? Falta de apetite;

? Diarreia e vômito.

O que fazer se suspeitar que o bebê está doente: Deve levar o bebê ao pediatra, ao posto de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento - UPA para que a doença seja diagnosticada por um médico.

Geralmente, o tratamento é feito em casa, oferecendo muitos líquidos ao bebê ou a criança, como água, chá e sucos. Além disso, é importante oferecer um alimentação de fácil digestão, como legumes e frutas cozidas, e frango ou peixe cozido. No entanto, a criança também pode não apresentar sintomas, dificultando seu diagnóstico. 

Se qualquer um desses sintomas aparecer procure um centro de atendimento, posto de saúde, hospital. Não tome qualquer remédio. Somente um médico poderá lhe receitar alguma medicação.

Dengue Mata! TODO CUIDADO É POUCO!

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira