Ações do Dia da Mulher trocam homenagens por pedido de igualdade

Na data, campanhas de marketing combatem violência e pedem denúncias. Marcas, entidades e até time de futebol abordam a violência doméstica.

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Publicada 08 de Março, 2016 às 10:28

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Marcado por comemorações, rosas e bombons, o Dia Internacional da Mulher vem carregado de campanhas com forte tom de protesto este ano. Muitas ações de marketing deixaram de lado o típico tom de homenagem na publicidade para protestar contra a violência doméstica e outras barreiras contra a igualdade entre os gêneros.

A publicidade tem sido alvo de duras críticas na internet e até de processos do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), por retratar a mulher como objeto sexual ou reforçar estereótipos machistas.

Recentemente, a Boticário gerou polêmica ao lançar o comercial "Linda Ex", que mostra a história de casais em processo de separação. Internautas  denunciaram a campanha como machista, enquanto outra parte do público defendeu o anúncio como "empoderador". O Conar abriu um processo para julgar a campanha.

Veja abaixo campanhas de protesto do Dia da Mulher:

'Não se cale'

O Miss Intercontinental Brasil publicou fotografias de mulheres que sofreram violência e um vídeo em mostra estatísticas de violência física, moral e sexual. Os dados apresentados no filme foram divulgados no Balanço dos atendimentos, entre janeiro e outubro de 2015 pela Central de Atendimento à Mulher (180), da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

'Mês das mulheres sem rosas'

O time paulista Associação Atlética Ponte Preta, em parceira com o Ceamo (Centro de Apoio à Mulher Operosa) se uniram em campanha contra a violência à mulher não só no Dia Internacional, mas durante o mês de março. Neste período, a equipe da Ponte vai entrar em campo com a hashtag #nãopassarão (criada para combater o machismo), acompanhada do número 180, do Disque Denúncia, que atende todo o Brasil, estampados na camisa do time.

Igualdade salarial e estupros

O Parlamento Europeu publicou um filme que mostra o quanto as questões de igualdade de gênero ainda precisam avançar no continente. O vídeo menciona a necessidade da igualdade salarial, o maior acesso à educação, as ocorrências de estupros mesmo em países avançados e os incontáveis casos de assédio sexual.

'A pobreza é sexista'

"62 milhões de garotas têm o direito à educação negado. A pobreza é sexista", denuncia um cartaz da One por ocasião do Dia Internacional da Mulher. A entidade que atua no combate à pobreza e na prevenção de doenças em lugares pobres do planeta, principalmente na África.

CAMPANHAS RECENTES

Jessica Jones

Há tres meses, a secretaria de Saúde de Brasília aproveitou o tom feminista da série "Jessica Jones", do ‪Netflix‬, para chamar atenção para a violência contra a mulher. "[A série] tem conquistado muitos fãs desde a estreia. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a história não é só sobre uma heroína que luta contra o mal. Trata-se de uma mulher que convive diariamente com os abusos psicológicos do vilão, Killgrave (...). Assim como Jessica, se você foi vítima de algum abuso ? físico, sexual ou psicológico ?, lute contra a violência e denuncie! ‪#‎Ligue180‬", diz a campanha.

Maquiagem que esconde a violência

Em março de 2015, a agência Lew?Lara\TBWA criou para a Casa Sofia (Núcleo de Defesa e Convivência da Mulher) um anúncio alertando para a necessidade de que a violência doméstica não pode ser escondida. A foto de uma mulher usando maquiagem anuncia o poder de remoção de um "demaquilante inovador". Na peça, há uma amostra do produto e o convite para o leitor fazer um teste e passar o demaquilante na imagem. A maquiagem removida revela machucados e edemas no olho, além da frase: ?Não esconda a violência, ligue 0800 770 3053 e denuncie?.

Agressões disfarçadas de acidentes

Em novembro 2015, a Globo e a ONU Mulheres uniram-se para lançar uma campanha de enfrentamento à violência de gênero. "A cada 15 segundos uma mulher cai da escada, escorrega no banheiro ou tropeça no tapete. E a cada uma hora e meia uma mulher não sobrevive para contar a próxima desculpa". Com este alerta, a campanha aponta a importância da denúncia das agressões. 

'Quebre o silêncio'

No ano passado, um artista e ativista italiano criou um trabalho inusitado para chamar a atenção ao problema da violência doméstica que muitas vezes acaba sendo encoberta pela falta de denúncias. Para mostrar que qualquer mulher está sujeita ao problema e incentivar vítimas a não ficarem caladas, Alexsandro Palombo acrescentou roxos e marcas de violência sobre imagens de famosas como Angelina Jolie, Emma Watson e Madonna ? que teriam cedido fotos suas para a campanha, lançada nesta semana para marcar o Dia Internacional de Luta pelo fim da Violência contra a Mulher.

Fonte: G1

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