Conheça técnica para tranquilizar cães durante queima de fogos de artifício

2.498

Publicada 10 de Dezembro, 2015 às 16:18

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A campanha é forte, mas está longe de resolver o problema. A questão é que, seja em final de campeonato de futebol, seja em época de festas do final de ano, o céu se colore com fogos de artifício. Eles podem até ser bem bonitos aos olhos, mas para os animais significam um verdadeiro transtorno. Apavorados, eles acabam fugindo de casa, se perdendo e até (em situações mais drásticas) tendo ataques cardíacos diante de tanto medo.

Pelo andar da carruagem, as pessoas não abrirão mão dos fogos tão cedo como forma de comemoração. Por isso os tutores de animais estão tão animados com uma novidade que vem circulando pelas redes sociais. Uma clínica de fisioterapia veterinária de Belo Horizonte resolveu compartilhar nas redes uma técnica pouco conhecida aqui no Brasil, mas que promete dar paz à bicharada. O chamado Tellington Touch, compreende que a maioria dos cães que têm fobia aos ruídos também são muitas vezes sensíveis ao toque nos quartos traseiros, nas patas e nas orelhas. Estas zonas costumam estar frias. Também a base da linha pode estar tensa e pode haver tensão na parte lombar.

?Com toques na orelha e em outros pontos do corpo poderemos fazer aumentar a circulação sanguínea nas extremidades, aliviar a tensão nas costas e na parte traseira que reduzem os níveis de stress. À medida que o corpo vai entrar em equilíbrio através da terapia corporal de touch, a mente e as emoções também vão se equilibrar, o que ajuda o animal se sentir mais confiante em situações que antes lhe davam medo?, explicou a clínica em texto publicado em rede social.

Uma das técnicas mais úteis deste método é a Half-Wrap, que consiste em, com o uso de um pano, fazer ligaduras corporais no cão, seguindo uma configuração em forma de oito, fazendo contato em torno do peito e cruzando pelas costas. ?As ligaduras suscitam uma sensação de calma. Em Geral, o toque com pressão, ativa o ramo parassimpático do sistema nervoso autônomo, que é o domínio do sistema nervoso que tranquiliza, restabelece e nos faz sentir mais centrados. Os efeitos calmantes que apreciamos com as ligaduras podem ser devido à influência das sensações de pressão sobre o sistema nervoso?, detalhou o texto.  

Fonte: CGN (Maycon Corazza)

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo