Watoto: cultura, amor e oração

1.507

Publicada 02 de Setembro, 2015 às 10:20

Compartilhar:

Na noite de terça-feira (03), Medianeira recebeu um coral muito famoso no mundo todo, não só uma apresentação artística e cultura, o Watoto é uma ação social e mundial, que cuida de crianças órfãs na África. 

Dezoito crianças, alguns instrumentos, sorrisos largos e intensos, de agradecimentos e história de arrepiar a nuca. Ali tinham filhos que ficaram sem pais por causa do HIV, por causa da guerra, por casa da violência civil, por causa da falta das mínimas condições básicas de higiene para sobreviver e o mais difícil de entender, por que foram abandonadas.

O Projeto Watoto, recebe essas crianças, no norte de Uganda. Em uma aldeia, com várias pequenas aldeias elas são educadas, e como diz o vídeo de apresentação são nutridas, e direcionadas para ser o que elas nasceram pra ser. 

O Watoto ensina que Deus é o pai dessas crianças e para cada uma delas existe um plano, e por isso elas não passaram fome, necessidades físicas, psicológicas ou sociais. 

Com batidas fortes, coreografias saltitantes e muito amor no coração, o show do coral, que se apresenta pelo mundo todo desde 1994, em prol da aldeia que acolhe cerca de 4 milhões de crianças e viúvas, emociona, questiona o seu papel social e pede uma ajuda. 

O apadrinhamento é o que mantém essa ação viva, e funciona assim: cada pessoa escolhe apadrinhar uma criança do Watoto, com um valor mensal de cerca de 40 dólares, esse padrinho mantém essas crianças na aldeia, e lhe dá estudo, comida, e condições básicas de sobrevivência. Parece pouco, mas pra quem não tem quase nada, isso é muito. 

Em turnê pelo Brasil há dois meses, o Watoto ainda fica em terras tupiniquins por mais um mês e depois retorna para casa. 

Quem esteve na plateia, olhando a alegria das crianças do coral, com certeza voltou pra casa com uma certeza: tudo é agradecimento, tudo se torna possível, quando os seres humanos colocam o amor ao próximo na frente de qualquer coisa. Watoto ensina que a vida está ai, e que nós devemos agradecer e crer que ela vai ser, exatamente, da maneira que precisa ser.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira