Confirmado segundo caso de Zika vírus em município do Oeste

2.021

Publicada 28 de Agosto, 2015 às 15:06

Compartilhar:

A Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou ontem mais um caso de febre Zika em São Miguel do Iguaçu. Em julho já havia sido confirmado o primeiro. O paciente é morador da cidade o que significa que o vírus está circulando dentro do Estado.

A Secretaria informou ainda que outros dois casos importados foram notificados recentemente pelos municípios de Curitiba e Telêmaco Borba. Trata-se de pacientes que foram infectados fora do território paranaense, visto que ambos tinham histórico de viagem para Pernambuco e Alagoas, estados com circulação do Zika Vírus.

O secretário de Saúde de São Miguel do Iguaçu, Luiz Antonio Klajn, disse que a confirmação de um novo caso ? o primeiro foi em julho ? é preocupante e que medidas serão adotadas para evitar que a doença se prolifere no município.

Na manhã de hoje haverá uma reunião para estabelecer um protocolo de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmissor da dengue e da febre chikungunya. Segundo o secretário, o município entrará em contato com a Regional de Saúde para definir algumas ações emergenciais e buscar orientações sobre procedimentos a serem adotados. Uma das medidas que, segundo Klajn, será tomada é uma campanha de esclarecimento junto à população sobre os cuidados a serem tomados.

A febre Zika geralmente tem evolução benigna e os sintomas desaparecem depois de três a sete dias. Ela se manifesta, principalmente, através de febre baixa ou intermitente, manchas na pele, olhos avermelhados, dor de cabeça e dor no corpo. Até o momento, não há registros de morte pela doença no mundo.

Gazeta do Paraná

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira