Tarifas de água e esgoto no Paraná voltam a subir a partir de setembro

1.315

Publicada 29 de Julho, 2015 às 14:57

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A conta de água e esgoto dos paranaenses vai ficar ainda mais cara a partir do mês de setembro. A pedido da Sanepar, o governo do Estado concedeu o reajuste de mais 8% nas tarifas. A autorização foi publicada nesta quarta-feira (29) em Diário Oficial.

Esse vai ser o terceiro aumento somente neste ano. Em março, as contas ficaram 6,5% mais caras e, em junho, o reajuste foi de mais 6%. Somando tudo, a tarifa de água e de esgoto já saltou 20,5% em 2015 na comparação com o ano passado.

A revisão extraordinária nos valores foi feita pelo Instituto de Águas do Estado, que regula o saneamento no Paraná. O principal motivo, segundo o diretor financeiro da Sanepar, Gustavo Guimarães, foi a alta nos valores da energia elétrica.

Ainda conforme a Sanepar, os três reajustes acumulados, neste ano, devem gerar gastos 88% maiores com a Copel se comparado com 2014. Mesmo assim, a bancada de oposição da Assembleia Legislativa do Paraná é contra o novo aumento. No dia 14 de julho, o grupo protocolou uma representação junto ao Ministério Público para tentar anular o novo percentual. O argumento é de que a alteração é ilegal porque contraria a Lei de Saneamento, que prevê apenas um aumento de tarifa por ano. O MP ainda não se manifestou sobre o assunto.

Fonte: Band News FM

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo