Serranópolis: Realizada formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD)

1.471

Publicada 07 de Julho, 2015 às 09:04

Compartilhar:

Na semana passada, sexta-feira (03), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte realizou no Centro de Cultura, a formatura das turmas dos 5° anos participantes do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

Em Serranópolis do Iguaçu as atividades do PROERD já formaram 271 alunos, tendo como instrutor o Soldado Nobre, que realiza aulas uma vez por semana, durante três meses, com os 5° anos da Escola Municipal. A Administração Municipal oferece o material necessário e todo o suporte para o desenvolvimetno do programa.

O PROERD é um programa realizado em parceria com a Polícia Militar e Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, que desenvolvem ações entre, Polícia Militar, educadores, pais e comunidade, no sentido de prevenir e trabalhar os assuntos ligados às drogas, auto-estima e sociedade.  

De acordo com a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Maria Madalena Bertolini, este programa fortalece a educação dos alunos "estas aulas semanais com o Soldado da Polícia Militar proporcionam motivação necessária para os alunos manter-se longe das drogas com atitudes positivas, educando e fortalecendo o conteúdo sobre a prevenção as drogas", diz Madalena.

Resultante dos trabalhos em sala de aula foi apresentado um texto de cada turma, sendo eles:

Lição PROERD em minha vida!

O PROERD me ensinou a fazer várias escolhas em minha vida. Mas entendi que não basta simplesmente escolher, o importante é saber o que é certo ou errado.

Drogas são a destruição do ser humano e das famílias em geral. Levam a roubos e crimes terríveis como mortes e sequestros.

Droga é tudo o que não é bom, pois "nenhum vício leva a algum benefício", causam sofrimento a familiares mais próximos.

São muitas as armadilhas que podemos encontrar pelo caminho, por isso é preciso ficar bem atento com todas essas drogas que existem no mundo em que vivemos.

Com o PROERD também aprendi que quando nos deparamos com alguma situação em nossa frente, devemos analisar antes de tomar qualquer atitude.

Graças a Deus conheci o PROERD!

Através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, fiquei sabendo da importância e de como posso me defender.

Todo mundo sabe dos prejuízos que as drogas causam, pois poucos são os que lutam contra o poder dela.

As drogas são capazes de matar os que delas fazem uso.

Outro tema importante abordado foi o bullying, que além de ser crime ainda causa sofrimento às pessoas que dele são vítimas.

Hoje, após aprender tudo isso e muito mais, sei valorizar as pessoas, sei me comportar de forma saudável com as pessoas e comigo mesmo, pensando no bem estar físico, moral e espiritual; digo espiritual porque o uso das drogas também é condenado por Deus, pois prejudica o espírito e todas as partes do corpo.

Gostaria que os alunos dos 4os Anos também aprendessem isso que eu aprendi, pois ajudará em sua vida futura.

 

Autor: Vitor Cassiano Arnauts do Amaral

Professora: Salete Utzig Silva

5º Ano A

PROERD ? Uma lição para a vida

O PROERD foi um programa educativo ótimo para nós, estudantes. Durante esses dias tivemos muitos conhecimentos importantes sobre a prevenção às drogas, os tipos de violência, um deles foi o bullying, que mais acontece com crianças e jovens.

O policial Nobre nos explicou sobre os males que as drogas provocam em nós e também a dizer não para o cigarro, a maconha, as bebidas alcoólicas e inalantes, pois estamos em fase de crescimento e o nosso corpo precisa de alimentos saudáveis que nos dão energia e saúde e não de produtos que prejudicam o nosso organismo e também as nossas família.

Quando alguém nos oferecer drogas, devemos nos manter firmes e tomar a decisão certa, recusar a oferta, explicar o porquê dessa decisão e não voltar atrás.

É muito importante saber escolher nossos amigos, principalmente os amigos estrelas, aqueles que podemos confiar, que nos ajudem e estejam sempre ao nosso lado, compartilhando experiências e brincadeiras saudáveis.

O PROERD vai me ajudar muito no futuro, gostaria que muitos outros estudantes tivessem esses conhecimentos que foram transmitidos pelo policial Nobre, pois ele nos alertou sobre os perigos que a vida pode nos apresentar.

A partir de hoje, vou procurar praticar o bem, respeitar os meus pais e sempre ajudar o amigo que precisar.

 

Autora: Adriely Laiane Campregher

Professora: Dirlei Faganello Dembogurski

5º Ano C

O PROERD

PROERD é um programa que nos ensina a ser uma pessoa melhor, os males que as drogas causam à saúde e este ano quem nos deu a aula foi o policial Nobre, que vinha toda sexta-feira, de Foz do Iguaçu. Tivemos onze aulas com ele.

Aprendi muitas coisas principalmente como lidar com as drogas, cigarros, com a violência e o bullying.

Como escolher as amizades, para ser amigo de verdade devemos ser educados, respeitosos, conselheiros, amorosos, alegres e gentis.

A tomada de decisão nos ajuda muito, a saber, o melhor a se fazer, a decisão a tomar.

O PROERD poderá me ajudar no futuro a ser melhor, não usar drogas, para ter uma saúde boa, não praticar violência, bullying, pois podemos ser presos.

O que aprendi em onze aulas vou usar na minha vida inteira.

 

Autora: Maria Eduarda Rambo Conrath

Professora: Nair Inês Foletto

5º ano B

Assessoria de Imprensa

Prefeitura Municipal de Serranópolis do Iguaçu - PR

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Serranópolis do Iguaçu