Frimesa divulga nota sobre caso de resíduos estranhos em caixa de leite em Santa Helena

10.367

Publicada 22 de Junho, 2015 às 09:15

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A Frimesa agradece o contato e a oportunidade de esclarecer alguns pontos sobre o processo e controle de qualidade do produto em questão, leite desnatado longa vida, lote 3103 10:32.

O processo tecnológico produtivo do leite UHT consiste na ultrapasteurização do produto a uma temperatura de 135-150ºC por um período de 4 segundos, o que garante a eliminação total de microrganismos que possam estar presentes no leite. Após o processo de ultrapasteurização o leite é envasado em embalagens cartonadas estéreis, em ambiente também estéril, e são lacradas hermeticamente de forma a não permitir o contato do ar e consequentemente de microrganismos com o produto.

A Frimesa possui ainda implantado Controle (HACCP) do recebimento até cliente final que se fundamenta na identificação e controle de pontos que geram potenciais perigos que possam afetar a saúde do consumidor.

Assim, rastreamos e verificamos o processo em busca de alguma falha que pode ter causado o problema em questão e nenhuma anormalidade foi encontrada. Sendo assim o que ocorreu com essa unidade de produto foi uma desestabilização das proteínas lácteas devido à ultrapasteurização e consequente sedimentação do mesmo levando as características de gel e seu acumulo no fundo da caixa. O leite também é composto por lactose, que é o açúcar do leite, esse açúcar também pode caramelizar com o tratamento térmico e causar escurecimento do produto.

Mesmo que o processo seja totalmente controlado, não é possível afirmar que esse fato jamais ocorra.

Por fim a Frimesa está sempre pronta para resolver e esclarecer eventuais transtornos reforçando a política de zelar pela qualidade dos produtos e pelo respeito ao consumidor.

Medianeira (PR), 18 de junho de 2015.

Frimesa Cooperativa Central.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira