RS comemora 140 anos da chegada dos imigrantes italianos

Italianos transformaram o Sul na maior região produtora de vinhos do país. Primeiros imigrantes chegaram em Nova Milano, distrito de Farroupilha.

4.190

Publicada 25 de Maio, 2015 às 10:28

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O Rio Grande do Sul está comemorando 140 anos da chegada dos imigrantes italianos. Craques na fabricação de vinhos, eles transformaram o Sul na maior região produtora do país. Foi em Nova Milano, distrito de Farroupilha, que chegaram os primeiros imigrantes italianos no estado, com muito trabalho, mesa farta e a alegria das músicas.

Quem hoje se encanta com as belezas, a prosperidade e a cultura da Serra Gaúcha talvez nem imagine as dificuldades enfrentadas por esses imigrantes. Em 1861, a Itália, até então dividida em reinos, com moedas, sistema político e línguas diferentes, foi unificada. Os impostos aumentaram e o desenvolvimento da indústria prejudicou os agricultores.

A vida no campo já não rendia mais como antes e a falta de tecnologia tornava as terras cada vez mais desgastadas, improdutivas. A solução para fugir da miséria era deixar o país e, no imaginário italiano, o Brasil era a terra da fartura, com rios de vinho e montanhas de ouro.

Antes de ir para o Brasil era preciso fazer uma longa viagem na Itália. Dependendo do lugar, as famílias levavam até cinco dias para chegar até a estação de trem mais próxima, rumo ao porto de Gênova. De lá, as viagens de navio até o Brasil duravam 40 dias e as condições eram péssimas. ?Era uma condição de pobreza, muitas pessoas e pouca comida?, afirma Luigi Merlo, presidente da autoridade portuária de Gênova.

Para entrar no Brasil, os italianos precisavam ter bons antecedentes e, de preferência, serem agricultores. ?Essas pessoas tinham um limite de idade, que variava dos 20 aos 35 anos", explica Luiza Iotti, historiadora da Universidade de Caxias do Sul.

Rosa Maria Zamboni, neta de imigrantes, guarda com orgulho os documentos usados pelo avô. O passaporte tem até o visto da polícia do porto do Rio de Janeiro, em 1875. Ele estava entre os primeiros imigrantes que, ao fugir das guerras, chegaram no Brasil. ?Lá a vida era muito difícil. Os conflitos que tiveram ajudaram muito eles a pensarem: ?Vamos para uma terra onde não tenha isso??, conta Rosa.

Foi essa gente trabalhadora que transformou uma terra que só tinha mato e pedras em uma região próspera e rodeada de parreirais. Os vinhedos do tempo da colonização deram lugar à modernidade. Novas formas de cultivo e investimento em pesquisa profissionalizaram a atividade, o que garantiu à Serra Gaúcha o reconhecimento de maior produtora de vinhos, sucos e espumantes do país.

Na região também está um dos principais polos metalmecânico do Brasil, que orgulha este povo trabalhador, que construiu lindas cidades e que sabe receber tão bem.

Fonte: G1/Jornal Hoje

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira