UTFPR Medianeira: Vida universitária vira Canal no Youtube

4.050

Publicada 14 de Abril, 2015 às 16:44

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Nossa cidade tem se tornado um pólo universitário com referências cada vez mais fortes. Quem passa pela UTFPR, ou conhece um pouco desse universo estudantil sabe que de semestre em semestre o número de alunos tem aumentado, e com isso as estruturas para atender esses alunos também precisa crescer. 

Dentre as opções nas proximidades da universidade, os estudantes já podem contar com academia, lanchonete, mercados, e outros serviços básicos. Alguns ainda faltam, mas por ser uma cidade de certa forma, pequena, o deslocamento até o centro não é tão difícil. 

Você deve estar se perguntando por que falar de tudo isso, o motivo é simples: nessa nova era tecnológica, em que as pessoas contam suas vidas através de informações postadas nas redes sociais, além de, compartilhar características que acabam sendo comum a de muitas outras pessoas, existe uma forte tendência, que são os vlogs. 

Os vlogs são vídeos, em que as pessoas falam, sobre qualquer coisa, qualquer assunto, qualquer história, e sim, você pode fazer um vlog sobre o que quiser (dentro das normas e termos da plataforma que irá utilizar). 

Curioso, Raphael Moraes, 23 anos, estudante de Ciência da Computação na UTFPR, teve uma idéia . Ele começou a vivenciar seu dia-a-dia como universitário, e em uma conversa com os amigos, chegou a conclusão que não tem nem um canal no YouTube que fale sobre a vida dos estudantes.  Depois de pesquisar e realmente não encontrar, criou o seu próprio canal para contar como é a vida dos estudantes que saem de casa para morarem sozinhos. 

Estudantes estes que saem de casa para estudar, e vivem de uma maneira um pouco fora do normal. Geralmente, com uma renda menor que a habitual, é preciso milagres para que a grana dê conta de todas as contas, e que essa seja uma fase de aproveitamento e diversão. 

Um dos métodos mais comuns, para dividir as despesas são as repúblicas, onde um determinado número de universitários (quantos couber na casa) se unem e alugam uma casa e escolhem um nome para o local. 

Raphael morou em repúblicas, mas agora divide a casa com sua namorada. Dentre as histórias mais loucas, a dificuldade de viver um cotidiano comum para muitos, mas com uma renda baixa, é um dos principais problemas enfrentados, mas com um pouco de criatividade e conhecimento de lugares baratos, eles conseguem administrar o dinheiro. 

Outro ponto em que o dono do canal destaca bastante são os serviços domésticos: "tem gente que sai de casa para morar sozinho e não sabe nem lavar louça, ai chega aqui tem que lavar louça, roupa, fazer comida, limpar a casa, tem que se virar."

Ele também fala sobre a aceitação da galera quanto ao canal: "No começo a eles ficavam meio assim de ver alguém filmado o tempo todo, agora já estão mais habituados, e até querem participar dos vídeos".

O critério que ele usa para a escolhas dos vídeos é simples, algo que esteja presente na vida dos estudantes, mas também direcionado para a cidade, porque além de mostrar o cotidiano dos universitários, o intuito do Raphael é mostrar mais Medianeira. Ele faz isso demonstrando lugares do comércio, como por exemplo, um rodízio de pizza mais em conta, ou um mercadinho que faz umas promoções interessantes

Quando questionado do porque a vida universitária rende tanto assunto, Raphael comenta que o que dá mais assunto é o morar sozinho: "Sair de casa é o que dá mais assunto, o preparo para isso dá muito material. As pessoas procuram, pesquisam, querem saber como funciona quais os desafios que vão enfrentar. Tem gente que tem medo, acha que não vai conseguir".

O canal se chama Raphael Moraes, e já tem vídeos sobre como lavar a louça, sobre rodízio de pizza, sobre como funciona o R.U (Restaurante Universitário) da UTFPR, e um assunto polêmico até para quem não é universitário, o supermercado no domingo. 

Além de trazer temas sobre a vida dos estudantes e o cotidiano de alguns lugares de Medianeira, o canal tem uma pitada de humor. O que faz com que os vídeos fiquem mais interessantes ainda. 

Em um último recado, Raphael diz que está aberto a novas idéias e participações para o canal: "Sempre falo nos vídeos que eu quero as pessoas comentando, dando opiniões, e me ajudando a fazer materiais que sejam o que o público quer ver".

Ficou interessado? Acessa o canal, o endereço é esse aqui: www.youtube.com/channel/UCahCwfNfgLobmm-S_gApOVQ

Também assine o canal, é de graça, e você poderá ficar sabendo quando tem vídeo novo. 

O Facebook do Raphael é esse: www.facebook.com/maximido

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira