Black Hogs: Time de Futebol Americano da UTFPR - Medianeira

2.536

Publicada 13 de Abril, 2015 às 10:57

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O Futebol Americano tem se tornado cada vez mais popular em nosso país.O esporte surgiu nos Estados Unidos, e hoje movimenta na casa dos milhões apenas com marketing nos EUA. A liga profissional National Football League ?NFL?, composta de 32 equipes, é muito popular. O último jogo do seu campeonato, o Super Bowl, tem uma audiência anual de quase metade das casas americanas. Além de ser transmitido para outros 150 países, com cerca de 30 idiomas diferentes. 

É um esporte de equipe e de contato que surgiu de uma variação do rugby, com velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores que empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros como em um campo de batalha. O jogo em si consiste de uma série de jogadas de curta duração em que a bola está em jogo, variando em jogadas aéreas ?passes? e jogadas terrestres ?corridas?. É permitido mudanças de posições entre as jogadas,e cada jogador entra em campo a cerca das suas melhores habilidades, e onde se encaixaria melhor. Totalmente tático e estratégico, cabendo assim substituição total de um time inteiro se preciso for para uma melhor execução de jogadas ofensivas e defensivas.

O objetivo do jogo é avançar sobre o território do adversário até chegar a END-ZONE (fim do campo adversário) e com isso marcar mais pontos que seu adversário. A principal jogada é entrar na área ao fundo do campo adversário, com a posse da bola, concluindo assim o famoso touchdouwn, que pontua seis pontos e dá o direito a jogada chamada Extre-Point que consiste através de um chute passar a bola entre as duas balizas do ?Y? uma espécie de Gol Invertido. Quando um jogador com posse de bola é derrubado em sua própria END-ZONE, o adversário pontua na jogada chamada SAFETY que da 2 pontos para o adversario, sendo a única situação onde um time sem a posse de bola pode pontuar.Tendo assim de forma obrigatória, o time que sofreu a pontuação, devolver a posse de bola para o time que marcou o ponto.

As principais posições do esporte são:

Quarterback (QB) ? É sempre uma das estrelas do time, ele é encarregado de distribuir passes e muitas vezes de chamar as jogadas no Huddle, é o cérebro por trás do Ataque.

Wide-Receiver (WR) ? Executam rotas infiltrando-se na defesa para receber passes e conquistar jardas para sua equipe, podem bloquear em casos de corrida.

Tight-End (TE) ? Dependendo da jogada podem tanto receber passes como bloquear adversários alinhando perto da linha ofensiva para proteger seu Quarterback.

RunningBacks (RB) - Corredores.Responsáveis por carregar a bola através da defesa, também são aptos a receber passes e bloquear para proteger o Quarterback.

Halfback (HB) ? São corredores ágeis e muito rápidos, carregam a bola por terra recebendo handoffs.

Fullback (FB) ? Um corredor mais forte e menos rápido que o Halfback, sai na frente abrindo caminho para o Halfback através de bloqueios feitos nos adversários, pode bloquear para seu Quarterback ou até mesmo carregar a bola consigo utilizando sua força para conquistar jardas.

DefensiveLine (DL) - Linha defensiva. Alinham-se bem na frente da linha ofensiva travando uma verdadeira guerra de titãs a cada down.

DefensiveTackle (DT) ? Jogam bem no centro da linha defensiva tendo como principal função fechar os gaps do centro para impedir corrida ou, se conseguirem passar pelos bloqueios da linha ofensiva, atacar o Quarterback fazendo um Sack.

DefensiveEnd (DE) ? Atuam nas extremidades da linha defensiva, seu principal objetivo é ?sackar? o Quarterback e impedir qualquer possibilidade de corridas pelas laterais.

Linebackers (LB) - Jogam logo atrás da linha defensiva e tem diversas funções dependendo da situação, atacam o Quarterback, ?marcam? os receivers e param corridas ?tackleando? os RunningBacks.

Linebackers (LB) - Jogam logo atrás da linha defensiva e tem diversas funções dependendo da situação, atacam o Quarterback, ?marcam? os receivers e param corridas ?tackleando? os RunningBacks.

Além dessas, existem outras posições que também são de grande importância para um bom desempenho do time. 

Mas porque falar de tudo isso? Diante de todas essas possibilidades e do crescimento significativo que o futebol americano tem tido no Brasil, vários times tem surgido. 

Desempenhando um papel de interação, representação e trazendo a novidade do esporte, um grupo de alunos da UTFPR ? Medianeira, no ano de 2014, fundou o seu próprio time de futebol americano, o Black Hogs.

Apesar do crescimento do esporte, o time passa por algumas dificuldades, os materiais necessários tem um custo alto, e como o time é composto por estudantes, o se virar como pode é a maneira que eles têm encontrado para manter a equipe. 

Com uma diretoria que lidera o time, eles revezam as responsabilidades entre si, e que responde pela equipe. O presidente, temporário, do time é Andre Perez, e ele falou um pouco sobre a trajetória do Black Hogs: ? No começo tinha dez pessoas, agora temos cadastrados em torno de 60 pessoas, e vindo, regularmente, aos treinos cerca de 40 pessoas.?

A estrutura utilizada por eles é o campo que a universidade disponibiliza para os treinos, e os materiais para os treinos são reciclados, adaptando-se para oferecer o melhor treino possível. A atlética da universidade também incentiva bastante o time e ajudo-os como pode.

Com o intuito de participar de campeonatos, representando a UTFPR e também a cidade de Medianeira, o Black Hogsbusca patrocínio para competir e evoluir nos treinamentos. 

Em conversa com alguns jogadores do time, eles falam sobre sua visão e importância de estar em um projeto como este.

Thales Lira ? Line

Iniciei os treinos há pouco tempo e estou bastante motivado. Eu acompanho o esporte há algum tempo, e eu gosto muito. Uma modalidade forte, que vem ganhando espaço. Vim pra complementar a equipe e estou tentando melhorar. 

Gilmar Ribeiro ? Wide ? Receivers

Prático o esporte porque gosto muito e por querer fazer algo que melhorasse meu físico, o futebol americano possibilita isso.

Paulo Cesar Pedrussi ? Linebackers

Comecei a estudar aqui em 2014, e descobri sobre os treinos, não conhecia quase nada do esporte, só via alguns jogos na TV, mas não sabia das regras, chegando aqui comecei a aprender, gostei e agora tento me dedicar muito pelo time. 

Paulo Henrique Luz ? Quarterback

Treino faz seis meses, eu conhecia o esporte, mas só como telespectador. Para mim é muito importante porque melhora minha autoconfiança, é uma responsabilidade muito grande. E também melhora o condicionamento físico. Queria convidar quem tem interesse em vir para os treinos, o futebol americano aceita qualquer tipo físico, o importante é jogar.

Se você leu a matéria até aqui, provavelmente você se interessou pelo esporte, ou gosta muito dele. E se você está se perguntando, é um esporte exclusivo para homens? A resposta é não, e sim, o Black Hogs também tem o seu time feminino, em uma modalidade mais, digamos, tranquila do futebol americano, que é conhecida como Flag.

As regras são similares as do jogo tradicional, mas em vez de derrubar o jogador com a bola no chão, o defensor deve retirar uma fita (flag), o que para a jogada. Os jogadores usam fitas dispostas na cintura. O Flag foi desenvolvido para minimizar as lesões e a parte de contato físico mais violenta que acontece no futebol americano, por isso aqui em Medianeira é praticado pelas mulheres da UTFPR.

As posições são basicamente as mesmas. O time Black Hogs iniciou seus treinos na modalidade feminina e pouco tempo e tem tido um aumento grande no números de atletas que passaram a integrar a equipe. 

Um dos principais projetos do Black Hogs é trazer uma etapa do campeonato brasileiro de Flag para Medianeira, mas como dito anteriormente, é necessário que eles consigam patrocínio, para que possam receber as equipes de outras cidades com toda a estrutura necessária. 

Conversamos com duas jogadoras de Flag, e elas contaram como é fazer parte do time:

Ana Flavia Silveira ? WideReceivers

A principal diferença do Flag para o futebol americano é a falta de contato. Os pontos são feitos como no futebol americano, quando atravessam a linha com a bola, o touchdown é marcado.

Para nós meninas a grande dificuldade é que as pessoas esperam que o esporte seja algo mais agressivo, inclusive nós, quando chegamos aqui e descobrimos que é diferente, precisamos nos policiar durante o jogo, porque o contato não é permitido, e encostar, empurrar, segurar é considerado falta. 

Pra quem não conhece, vale a pena conhecer, é um esporte muito bom, e melhora muito o condicionamento físico. 

Carolina Deina ? Running Back

O time feminino é novo, ninguém conhecia o esporte, tanto que no começo achei que era mais pesado, muito pelo contrário é tranquilo, mas é necessário treinar muito o condicionamento físico, porque corremos bastante. É um jogo de estratégia, então você precisa pensar o tempo todo. 

Achamos que o time feminino não ia fazer muito sucesso, mas as meninas estão comparecendo, e isso faz com que o esporte interesse outras pessoas. O que nós da incentivo pro time, para continuarmos treinando. 

Os treinos acontecem as terças, quintaapartir das 17:30 as 19:00 e aos sábados as 15:30 as 18:50 no campo da UTFPR. E são abertos para conhecimentos de todos, se você se interessar em treinar, farão um teste para avaliar seu nível, e assim quem sabe você também pode fazer parte do Black Hogs.

No próximo dia 18, o Black Hogs irá participar de um amistoso, contra o time de futebol americano da UFPR de Palotina, o Palotina Celtics. O jogo irá acontecer no campus de Medianeira, e todos estão convidados para ir torcer e conhecer um pouco mais do esporte. 

Para entrar em contato com o time, só acessar o facebook do Black Hogs: www.facebook.com/blackhogsutfpr

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira