Setor de Turismo estará realizando o Invitur

1.286

Publicada 21 de Fevereiro, 2011 às 15:18

Compartilhar:

No período de 28 de fevereiro a 18 de março, Medianeira vai realizar o Inventário Turístico Municipal (Invitur), nos padrões recomendados pelo Ministério do Turismo. O Inventário consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos, serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo.

Segundo Ariane Schreiner Veiga, Chefe do Escritório Regional de Foz do Iguaçu da Secretaria de Estado do Turismo, o inventário é uma coleta de dados, que Medianeira já tem, mas vai ser atualizado e anexado ao site do Ministério do Turismo. "As informações se restringem apenas a dados gerais (localização, telefone, proprietário, e-mail, site, horário de funcionamento, capacidade, etc.), utilizáveis exclusivamente para o banco de dados do INVITUR que futuramente estará disponível para consultas em sites institucionais locais, regionais e em toda a esfera federal", acrescenta.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Telmo Luiz de Marque, frisa mais uma vez que os dados coletados serão exclusivamente para o Invitur. "O nosso intuito é ter uma coleta fiel para mostrar o que tem, porque muitas vezes as pessoas não sabem o que Medianeira tem", afirma Telmo. "A gente pretende fazer esse site o mais completo de turismo do Paraná", diz.

Um dos problemas de Medianeira é a falta de mão de obra qualificada, e com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado pretende-se fazer a qualificação dessa mão de obra.

Serão diagnosticados todos os dados de cada empreendimento, divulgando com qualidade todos os segmentos como: hotéis, pousadas, restaurantes, padarias, sorveterias, farmácias, hospitais, igrejas, postos de serviços (mecânicas, mercados, postos de gasolina, pet shops) e pontos turísticos, entre outros.

Pesquisadores devidamente identificados estarão realizando coleta dos dados.

Assim como o censo e outras pesquisas importantes, será necessário que empresários, comerciantes, entidades, autoridades e comunidade, recebam bem os pesquisadores, pois essas informações, além de divulgar o município e suas potencialidades, possibilitarão a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

Dagmar Pedrozo, Chefe da Divisão de Turismo, diz que segundo os entrevistados as motivações para vir a Medianeira são apontadas como sendo o conjunto de atrativos, formado principalmente pelas áreas de lazer no meio rural e pelos variados eventos protagonizados no município e a variedade de comercio e serviço, atraindo visitantes do entorno (Foz, Cascavel...).

Ainda segundo Dagmar os próprios visitantes Medianeira é uma cidade que apresenta tranqüilidade, segurança, preços acessíveis, além de opções de bares, restaurantes e casas noturnas, e também fica próxima e tem fácil acesso aos atrativos de Foz do Iguaçu, Paraguai, Argentina e aos balneários da região lindeira.

Mas o incremento nos negócios pode ser atribuído também aos trabalhos desenvolvidos pela organização turística local e regional, a perseverança dos participantes no processo e aos investimentos dos empresários em infra-estrutura e divulgação.

 

Francieli Bado - Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira