Juiz teria mandado suspender acesso ao WhatsApp em todo o Brasil

3.505

Publicada 25 de Fevereiro, 2015 às 16:56

Compartilhar:

Um juiz de Teresina, no Piauí, determinou que uma operadora de telefonia bloqueie o acesso dos clientes ao WhatsApp. A informação foi publicada nesta quarta-feira, 25, pela Época, mas não há confirmações sobre a história.

De acordo com o colunista Felipe Patury, o responsável pela decisão é o juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina. Ele ordena no ofício que a operadora "suspenda temporariamente até o cumprimento da ordem judicial", em até 24 horas e em todo o território nacional, o acesso aos serviços oferecidos pelo WhatsApp.

Ele alerta que a empresa tem obrigação de "garantir a suspensão do tráfego de informações de coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registros de dados pessoais ou de comunicações entre usuários do serviço e servidores da aplicação de trocada de mensagens multi-plataforma denominada Whatsapp, em que pelo menos um desses atos ocorra em território nacional".

No trecho do documento divulgado pela Época não é possível ver o nome da operadora, mas o Meio Bit afirma que o caso é com a Vivo. "Note que a ordem não cita a empresa nominalmente no texto, provavelmente só no cabeçalho, o que faz levantar a suspeita de que não só a Vivo recebeu o documento", especula o site.

Como tudo corre em segredo de Justiça, as informações não podem ser confirmadas. De acordo com a Época, a decisão saiu em 11 de fevereiro e a operadora recebeu, no dia 19, um ofício do delegado  Éverton Ferreira de Almeida Férrer, do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí. Antes de se ver obrigada a respeitar o mandato, diz a revista, a empresa luta para cassá-lo.

Redação: Olhar Digital

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo