Acusado de participar da morte de ex-prefeito de Itaipulândia é absolvido pela 2ª vez

Julgamento no Fórum Estadual de São Miguel do Iguaçu, no PR, durou 5h. Prefeito de Itaipulândia foi morto a tiros em 2008 na área rural da cidade

4.428

Publicada 03 de Outubro, 2014 às 15:35

Compartilhar:

 O homem acusado de participar, em 2010, da morte do então prefeito de Itaipulândia, no oeste do Paraná, foi absolvido nesta quinta-feira (2), após cinco horas de julgamento. Jurandir Custódio Monteiro já havia sido absolvido em 2010, mas a decisão foi anulada pelo Tribunal de Justiça a pedido da assistência da acusação. Monteiro era apontado como sendo o contratante dos atiradores.

O réu foi absolvido pela maioria dos votos dos sete jurados que compunham o júri, no Fórum Estadual de São Miguel do Iguaçu, cidade próxima. De acordo com o promotor Luis Marcelo Mafra, Monteiro confessou a participação no crime, mas os jurados levaram em conta que ele ficou preso na época de crime e decidiram pela liberdade do acusado. Em 2010, Monteiro foi inocentado por participação mínima no caso.

 A família do ex-prefeito Vendelino Royer acompanhou o júri. "O sonho dele era ver os netos, os filhos formados e teve a vida seifada por política, por pessoas que não entenderam que era política", disse a viúva Veronice Royer.

Este foi o quarto julgamento do caso, dos nove acusados de envolvimento no crime, seis foram condenados. O mandante, Laudair Bruch, na época vice-prefeito de Itaipulândia e recém-exonerado do cargo de Secretário Municipal de Finanças, cumpriu parte da pena de 15 anos e quatro meses em regime fechado e atualmente cumpre o restante da condenação em regime semiaberto. Outro condenado permanece preso, mas por outro crime e os quatro restantes, entre eles o atirador, estão em liberdade condicional.

Royer, que tinha 46 anos, foi morto a tiros depois de sair de uma reunião política em uma comunidade rural em julho de 2008. De acordo com as investigações, o então chefe do Executivo local se dirigia para entrar no carro oficial quando foi abordado por duas pessoas em uma moto e ferido com quatro tiros.

Fonte: G1

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Itaipulândia