Proprietário de estabelecimento se sente surpreso com falta de educação de jovens

4.216

Publicada 29 de Setembro, 2014 às 16:49

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O Guia Medianeira traz para Medianeira o debate sobre a polêmica lei sancionada no mês de Setembro na cidade de Cascavel, na qual proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos como praças, parques, ruas, avenidas e calçadas.

Por enquanto, nenhum projeto de lei nesse sentido tramita na Câmara de Vereadores de Medianeira, porém o tema vem dando o que falar na cidade.

Em Medianeira, o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente por jovens nos finais de semana em locais públicos vem gerando aborrecimentos e transtornos aos comerciantes e moradores próximos a esses locais de aglomeração. Entre as principais reclamações de comerciantes e moradores, está a falta de educação dos jovens, que muitas vezes por não ter um local adequado, fazem uso de praças e das frentes de estabelecimentos comerciais para reuniões de amigos e consumo de bebidas alcoólicas. O resultado disso tudo: barulho excessivo, atrapalhando a tranquilidade dos moradores em seus momentos de descanso, e principalmente, o acumulo de lixo deixado nestes locais, além do mau cheiro, pois muitos destes jovens utilizam-se das calçadas e marquises de prédios para urinar.

Fato este comprovado pelas imagens enviadas a redação do Guia Medianeira, por um comerciante da Av. José Calegari, no centro de Medianeira. A calçada em frente ao seu estabelecimento amanheceu nesta segunda-feira (29), toda coberta de lixo e vasos de plantas destruídos.

O consumo de bebidas alcoólicas acabou virando a principal diversão da grande maioria de jovens, não somente na cidade de Medianeira, mas no país inteiro. Por outro lado, os jovens sofrem com a falta de espaços para socialização e diversão, que ao verem que tem privado o acesso a bens, direitos, serviços e equipamentos públicos de lazer e informação, e ao se depararem no seu cotidiano com espaços físicos precários, mal cuidados, logo percebem o seu lugar social de exclusão, e tal percepção pode levar ao agravamento de valores negativos tão presentes em seu cotidiano. Outro fato questionado pelos jovens é a falta de lixeiras nas ruas e praças públicas.

Um estudo feito  pelo INPAD (Institutituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas do Álcool e outras Drogas)  publicado no ano de 2013 no II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas demonstra que há um crescimento no consumo de álcool entre os brasileiros nos últimos cinco anos. Ainda que a proporção de abstinentes tenha se mantido estável, o número de bebedores frequentes, aqueles que bebem ao menos ou vez na semana, aumentou  no intervalo de 2006 a 2012 de 45% para 54%. Entre as mulheres o aumento é ainda maior, de 29% para 39% de bebedoras frequentes. O crescimento do consumo frequente também revela uma relação ainda maior entre o consumo de álcool e a violência, principalmente entre os jovens. Cerca de 1/3 de homens jovens bebedores já se envolveram em alguma briga com agressão física no último ano.

Estes números  deixam claro que o  consumo de bebida alcoólica é preocupante e que algo deve ser feito. A questão é, o que?

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira