Trânsito de Medianeira: falta de sinalização ou falta de educação?

6.561

Publicada 24 de Setembro, 2014 às 16:46

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Em entrevista ao Guia Medianeira, o 1º Tenente Volmir da Silva falou sobre as atribuições da Polícia Militar de Medianeira, no que se refere ao bom funcionamento e fiscalização do trânsito em nossa cidade.

Sinalização:

Com a municipalização do trânsito e dos trabalhos de sinalização das vias da cidade, foram realizadas pela prefeitura através da MedTran nos últimos meses, melhorias na sinalização do trânsito nas principais ruas e avenidas de Medianeira. Com essa nova regulamentação, foram criadas ou modificadas as regras de trânsito, principalmente no que tange a circulação e estacionamento de veículos e motos na cidade.

Com o convênio entre MedTran e Polícia Militar, ficou a cargo desta última a fiscalização e aplicação das autuações infracionais e multas a motoristas que desrespeitarem as leis de trânsito. Conforme o 1º Tenente, as principais infrações que têm sido flagradas desde a implantação da nova sinalização na cidade, são as de uso indevido dos espaços para estacionamento de veículos e motos.

"As faixas de estacionamento que foram pintadas recentemente nas ruas da cidade e a sinalização através de placas, vieram justamente para aproveitar ao máximo os espaços disponíveis para estacionamento de motos e veículos, principalmente na área central da cidade. Essa sinalização está bem feita, e não há como a pessoa alegar desconhecimento, dizendo que não sabia que em determinado local era proibido estacionar", afirma o Tenente Volmir.

Multas:

As multas já estão sendo aplicadas, e as principais ocorrências são de motos sendo estacionadas em vagas para veículos, e vice-versa. Outras situações que ocorrem rotineiramente são o uso indevido de vagas para idosos e/ou portadores de necessidades especiais. 

No caso das vagas privativas para idosos ou portadores de necessidades especiais, elas são identificadas e são de uso exclusivo. Para fazer uso destas vagas, a pessoa precisa comprovar que realmente tem o direito ou necessidade do uso da mesma, bastando ir ao Detran fazer uma carteirinha, a qual deve ser deixada no painel do veículo quando fizer uso de alguma vaga privativa, para que o agente fiscalizador possa facilmente identificar e assim não multar o condutor.

Guinchamento:

Apesar do Código de Trânsito Brasileiro, através do Art. 181 da Lei 9503/97, permitir a remoção do veículo (guinchamento) por parte do órgão fiscalizador, no caso a Polícia Militar, isso não vem ocorrendo de forma corriqueira em Medianeira, onde basicamente os proprietários de veículos e condutores em desacordo com a Lei de Trânsito têm sido multados e orientados. "A Polícia Militar só costuma fazer a remoção de veículos ou motos que estejam realmente atrapalhando o trânsito, obstruindo uma passagem, etc", enfatiza o Tenente Volmir.

Para finalizar o 1º Tenente comenta: "A cidade de Medianeira está crescendo, e mudanças infelizmente se fazem necessárias, o condutor tem que se adequar a sinalização, pois as leis estão ai para serem cumpridas".

População faz sua parte:

Grande parte da população faz sua parte, cumprindo as obrigações impostas pela lei, porém ainda existe uma pequena parcela que teima em não colaborar com o bom funcionamento do trânsito em nossa cidade. Fato este comprovado pelas inúmeras reclamações e denúncias que chegam semanalmente à redação do Guia Medianeira, seja de veículos e motos estacionados em lugares proibidos ou privativos; empresas que fazem uso das calçadas para colocação de mesas e cadeiras, armazenamento de mercadorias e bens de consumo; uso de guias rebaixadas e calçadas para estacionamento de revendas de veículos, etc.

Os Piores Motoristas de Medianeira:

Uma comunidade recentemente criada no facebook vem registrando e expondo as mais diversas situações e infrações cometidas pelos motoristas na cidade de Medianeira. A comunidade que foi criada por internautas e é alimentada quase que diariamente com fotos e relatos de coisas que acontecem no trânsito da cidade. Conforme a própria descrição da comunidade diz: a intenção não é prejudicar os motoristas e proprietários de veículos flagrados em alguma infração, e sim alertar para que pouco a pouco as infrações sejam extintas no trânsito de Medianeira

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira