Aconteceu hoje (03) a primeira reunião do CIDERSOP

1.351

Publicada 03 de Fevereiro, 2011 às 11:10

Compartilhar:

Foi realizada na manhã de hoje (03) a primeira reunião do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Oeste do Estado do Paraná (CIDERSOP).

Participam deste consórcio os Municípios de Medianeira, Missal, Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Teresinha de Itaipu e Itaipulândia.

Segundo o presidente da CIDERSOP Lotário Oto Knob, o consórcio foi criado pela necessidade dos municípios em conseguir recursos. "Existe algumas ações e necessidades e os municípios não conseguem recursos por conta própria, e a gente vê no consorcio uma maneira mais fácil de conseguir esses recursos junto ao governo", acrescenta Lotário.

Devido a esta ser a primeira reunião foram discutidos assuntos mais burocráticos, além de discutir formas para conseguir recursos.

"Nós decidimos algumas finalidades a curto prazo, entre elas a aquisição de uma usina de asfalto móvel e uma retro escavadeira hidráulica (PC), e discutiu-se a possibilidade de uma usina de reciclagem de lixo", conclui Lotário.

Conforme Estatuto o Consórcio Público tem por finalidade promover o desenvolvimento rural sustentável, englobando as dimensões econômica, social e ambiental dos Municípios que compõe a região Oeste do Estado do Paraná, e em especial:

Adquirir, contratar e utilizar patrulhas rodoviárias, agrícolas, máquinas e equipamentos em conjunto, bem como serviços voltados ao atendimento das finalidades deste consórcio;

Prestar assistência técnica de extensão rural;

Implementar estrutura para aterro sanitário, tratamento e reciclagem do lixo além da compostagem;

Elaborar e executar projetos, programas, treinamentos, e demais ações que contribuam para a qualificação das práticas relacionadas com o meio rural;

Adotar posturas voltadas à concretização das normas de proteção ambiental;

Fomentar o turismo rural sustentável;

Promover ações direcionadas à capacitação dos produtores/agentes envolvidos na produção rural regional;

Efetivar políticas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida no campo;

O Consórcio foi legalizado no final do ano passado e este foi o primeiro encontro para discutir prioridades e interesses que posteriormente serão buscados junto ao governo.

Francieli Bado - Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira