Medianeira registra menor índice de infestação de Aedes Aegypti

1.086

Publicada 18 de Setembro, 2014 às 09:35

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Os resultados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação Predial por Aedes Aegypti (LIRAa), realizado de 9 a 12 de setembro em Medianeira, demonstram uma grande redução no número de focos do mosquito da dengue na cidade em comparação aos levantamentos anteriores. Conforme o relatório deste mês, apenas 0,7% dos estabelecimentos vistoriados durante a inspeção apresentou focos do mosquito da dengue, seja de larvas ou do inseto adulto. Sendo o índice ideal preconizado pelo Ministério da Saúde, de até 1%, este também é o menor índice registrado até hoje pelo Setor de Endemias do Município de Medianeira.

Mesmo assim, o Setor de Endemias alerta que a população não pode se descuidar da limpeza dos lotes e eliminação de objetos que possam acumular água.

Dividida em cinco grandes regiões, a cidade apresenta maior infestação nas regiões 3, que compreende os bairros Cidade Alta e Centro, seguidos pelas regiões 1, que inclui os bairros Frimesa, Condá, Belo Horizonte, e 5, que inclui os bairros Panorâmico, Itaipu, Parque Independência e Dom Pedro.

Nas inspeções os agentes de endemias contam com a supervisão do Coordenador do setor, Nelson Cavalheiro dos Reis. Neste ciclo os agentes fizeram a vistoria de 1.099 estabelecimentos, entre residências, pontos comerciais, escolas e lotes baldios. 

PREVENÇÃO

Como o objetivo do LIRAa é medir, a cada dois meses, o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue no município para planejar as estratégias de combate, o Setor de Endemias já iniciou o trabalho nas regiões mais infestadas, orientando os moradores sobre a necessidade de providenciarem a limpeza de seus lotes e eliminação de todos os locais que possam servir de criadouro para o mosquito.

Portanto, o Setor de Endemias pede o apoio da população para que faça a sua parte. Caixas d´água, tonéis, calhas, vasos de plantas, copos, lixo, tampinhas, vidros, pneus e todo tipo de material que pode acumular água limpa, por menor que seja, devem receber atenção especial.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira