Volta às aulas: hora de comprar os materiais escolares

2.116

Publicada 1º de Fevereiro, 2011 às 15:13

Compartilhar:

Na semana que antecede do início das aulas em Medianeira muitos pais ainda não compraram o material escolar dos filhos.

Segundo Greici De Rosso, funcionária da Papelaria Ideal, as vendas começaram devagar mas nesse último mês a procura foi bem maior, a tendência é aumentar, principalmente no sábado, que além de ser o último dia útil da semana a papelaria vai estar atendendo no horário do liquida mais.

Para aqueles pais que não quiserem deixar para última hora a Papelaria Ideal está com horário especial de atendimento, não fecha para o meio dia e está atendendo até as 18:30 hs.

"Pelo fato da gente estar aberto ao meio dia e ate as 18:30, quem quiser vir fazer orçamento, a gente tem uma variedade de produtos, essa semana chegou mais mercadoria, tudo pra não ter problema de faltar", acresenta.

Uma dica é nunca deixar para última hora, por isso, a orientação do Procon-PR é a de que antes de sair às compras, o consumidor realize um balanço do que restou ano passado, uma vez que é possível o reaproveitamento. Na pré-escola, por exemplo, o material não utilizado pelos alunos deve ser devolvido ao final do ano. Após esta verificação, a lista deve ser refeita e seguida de uma pesquisa de preços. O Procon-PR recomenda a pesquisa em diversos pontos de compra - papelarias, lojas de departamentos, supermercados e depósitos - sem esquecer de verificar a qualidade do produto. Outra questão que deve ser levada em conta refere-se ao material escolar de moda que pode ter um custo ainda mais elevado. Vale lembrar que a escola não pode exigir a aquisição de produtos de uma determinada marca nem em estabelecimento comercial por ela determinado. Pagamento A pesquisa do consumidor também deve levar em conta os preços à vista e a prazo e, neste caso, é preciso saber qual a taxa de juros praticada e, em caso de promoção, conferir a veracidade da oferta. A nota fiscal, ticket ou cupom é um direito do consumidor e é o principal documento para a troca, garantia ou reclamação. O consumidor pode exigir que na nota fiscal, quando o pagamento for efetuado com cheques pré-datados, estejam especificadas as datas de apresentação dos mesmos. Esta é uma forma de garantir o depósito na data prometida pela loja. Direitos Na aquisição de material escolar, os direitos do consumidor estão assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor, mesmo quando o produto é importado. O prazo de reclamação de defeitos em itens não duráveis é de 30 dias e para os duráveis é de 90 dias. Antes de adquirir colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas e materiais semelhantes, é preciso ler as informações básicas na embalagem, que devem estar em língua portuguesa, e conter dados do fabricante, importador, composição, peso, prazo de validade e se apresentam algum perigo à saúde ou segurança.

 

Francieli Bado - Redação Guia Medianeira

Procon - Pr

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira