Maior evento de Comunicação da América Latina acontece em Foz, com o apoio da UNILA

2.560

Publicada 29 de Agosto, 2014 às 13:57

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

De 2 a 5 de setembro, Foz do Iguaçu sediará o 37º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), maior evento de Comunicação da América Latina, que já conta com 3500 participantes inscritos. A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) é uma das instituições organizadoras, por meio da Secretaria de Comunicação Social (SECOM). A comunidade acadêmica participará do evento de diversas maneiras, tanto na programação oficial como no programa pré-evento.

A organização geral do Intercom 2014 é de responsabilidade da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), de Guarapuava. O evento recebe apoio, também, da União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC) e do PTI.

O Intercom terá início, oficialmente, na noite da terça-feira (2), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). No mesmo dia, será realizado o Simpósio América Latina UNILA/Intercom e várias oficinas, com organização da UNILA. Interessados da comunidade acadêmica poderão participar do Simpósio gratuitamente. Já as oficinas serão exclusivas aos congressistas. Mais informações e a programação completa pode ser conferida em www2.unicentro.br/intercom2014/.

Cerca de 50 estudantes da UNILA estarão trabalhando como monitores, apoiando a organização do evento nas atividades de credenciamento, logística, acompanhamento dos participantes e apoio a mesas e oficinas, tanto nas instalações no PTI, quanto na UDC. A participação dos estudantes da UNILA ficará responsável por apresentar a diversidade latino-americana ao evento e a realidade desta região de fronteira, de intenso fluxo cultural. O tema principal do congresso este ano é Comunicação, Gerra e Paz. O evento deverá lembrar, ainda, os 150 anos da Guerra do Paraguai e os 100 anos da 1ª Guerra Mundial, discutindo o papel da Comunicação nesses fatos.

A UNILA também estará representada na programação acadêmica oficial com apresentação de três trabalhos em grupos de pesquisa e um na categoria júnior (por parte de acadêmicos). Além disso, dois professores ministram palestras individuais. 

Simpósio América Latina

O Simpósio América Latina UNILA/Intercom acontecerá na tarde do dia 2, nas instalações do PTI. Serão quatro mesas sobre temas ligados à Comunicação, formadas por profissionais da UNILA, da região e de outras instituições. No primeiro horário, de 14h às 16h, serão realizadas duas mesas simultaneamente: "Pobreza, linguagem e mídia na América Latina" (no Auditório César Lattes), com os professores Alberto Daniel Cimadamore e Ana Beatriz Chiquito, da Universidade de Bergen, Noruega, e Gabriel Quiroz Herrera, da Universidade de Antioquia, Colômbia, e grupo de docentes da UNILA, e "Singularidades e pluralismo no jornalismo de fronteira" (no Pavilhão C, sala 3), com representantes de veículos de comunicação de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazu.

Na sequência, das 16h às 18h, acontecerão as mesas "Comunicação, território e direitos humanos na América Latina" (Auditório César Lattes), com docentes do Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design (CITAD), que implantarão o curso de Jornalismo na UNILA, e "Horizontes interdisciplinares no cinema audiovisual da América Latina" (Pavilhão C, sala 3), com os professores do curso de Cinema e Audiovisual.

Oficinas

No mesmo dia, pela manhã e tarde, serão realizadas cinco oficinas, ministradas por docentes, técnico-administrativos e acadêmicos da instituição. As oficinas são direcionadas exclusivamente aos congressistas e apresentam temas relacionados à vivência na fronteira. São elas: "As fronteiras da mídia e a mídia na fronteiras", "Projeto audiovisual transnacional", "Prática de periodismo cultural na fronteira", "Língua e cultura guarani" e "Radiodocumentário digital". Caso o número de vagas não seja preenchido, será permitida a participação de novos interessados, até o limite das vagas ofertadas, devendo aguardar o início das atividades.

Gestores de comunicação

Além de programação acadêmica, a SECOM da UNILA propôs à Comissão Central a instalação de uma reunião de gestores de Comunicação de instituições de federais de ensino (IFEs), já que que muitos participantes do congresso atuam na gestão desta área nas IFEs. A ideia é criar um fórum permanente sobre as atividades de comunicação nas instituições, com periodicidade regular, a cada edição do Intercom. A primeira reunião acontecerá na quarta-feira (3), pela manhã.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social UNILA

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano