CODEM é apresentado em Medianeira

A reunião teve como objetivo fomentar a ideia da implementação de um Conselho de Desenvolvimento para Medianeira, seguindo o sucesso que foi o de Maringá

1.443

Publicada 18 de Julho, 2014 às 17:31

Compartilhar:

No dia 18 de Julho, às 9 horas, a ACIME recebeu em sua instituição a presença de José Carlos Valêncio, representante do Conselho de Desenvolvimento de Maringá (CODEM). Na ocasião, ele apresentou e falou sobre o sucesso que é o CODEM, na presença do Poder Público, representado pelo Prefeito Ricardo Endrigo e Vice Delcir, como também uma expressiva representação da sociedade através de empresários, representantes da imprensa, clubes sociais, dentre outros.

A reunião teve como objetivo fomentar a ideia da implementação de um Conselho de Desenvolvimento para Medianeira, seguindo o sucesso que foi o de Maringá. ?É uma experiência nossa de 20 anos, de parceria público-privada na administração do nosso município. Estávamos acomodados há 20 anos, não havia desenvolvimento algum. Começamos com uma estratégia de voluntários. São pessoas que fazem o planejamento futuro da nossa cidade. O prefeito faz o dia a dia, nós pensamos o futuro. Todas as entidades imagináveis participam juntos em projetos a longo prazo para Maringá. Planejamos coisas para 2020 e 2030 que já aconteceram antecipadamente. Hoje, já imaginamos Maringá em 2047. Acreditamos que Medianeira possa fazer o mesmo e ter seu próprio Conselho de Desenvolvimento.?, diz José Carlos Valêncio.

O Presidente da ACIME expressou ânimo com a implantação e deseja que aconteça o mais rápido possível. ?Meados do ano passado estivemos presente em Maringá e conhecemos o CODEM. É um órgão que funciona incrivelmente bem. O objetivo é nós conseguirmos integrar a iniciativa pública e privada e implantar um Conselho de Desenvolvimento. Daqui para a frente, só temos a colocar para funcionar e começar a idealizar Medianeira daqui 10, 20, 30 ou 50 anos.?, diz Carlos Henrique Rasente.

Danilo Vendruscolo, empresário de Medianeira e atual Presidente do Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu, compartilha seu apoio ao novo caminho que Medianeira pode trilhar. ?Com muito otimismo e posso dizer sem sombra de dúvida que o Conselho será implantado em Medianeira. Eu me coloco inteiramente a disposição, sou empresário daqui, afiliado da ACIME e serei um soldado fiel para que isto aconteça. A maior experiência e aprendizado que já tive com o Conselho de Desenvolvimento foi de ser um defensor da cidade que vivo e moro. Hoje, independente do prefeito ou partido, eu vou brigar pela cidade. Isto não é um impedimento de fazer a nossa parte. O Conselho transcende os mandatos de Prefeito pois se tem uma visão de 20 anos.?, comenta Danilo.

Para o diretor-executivo do Codefoz, Dimas Bragagnolo, ter objetivo é o grande diferencial de um planejamento. ?Sabemos o foco e para onde queremos ir. Há um ano não tínhamos esta visão em Foz. Planejar torna as coisas mais claras. Quando se tem um foco, se sabe onde quer chegar e como chegar.?, comenta ele.

Fonte: ACIME

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira